Veja como melhorar problemas nos pés, como calos e unhas encravadas

Deixe a vergonha de lado e coloque os pés para fora sem medo com as dicas dos especialistas

POR ÉRICA FERREIRA - ATUALIZADO EM 09/01/2017

Sandálias são o melhor calçado para dias quentes, elas aliviam o calor nos pés e são mais confortáveis para caminhar. Mas há quem evite a todo custo deixar os dedos e calcanhares de fora por vergonha de problemas como ressecamento da pele, calos ou unha encravada. "Apesar de incômodos, no entanto, todos eles podem ser tratados rapidamente e você consegue usar sandálias ainda neste verão", afirma a podóloga Vera Feliciano, diretora da Dream Feet. Confira as dicas de especialistas no assunto.

Rachadura |Ressecamento

Os pés carregam o peso do corpo, sofrem atrito e têm a pele mais espessa. No verão, então, é preciso ficar ainda mais atento aos cuidados, já que os calçados abertos deixam os pés bem mais expostos a outras agressões, como o contato com a poeira e a poluição. Você pode tratar o ressecamento com um profissional e depois manter os cuidados em casa.

A podóloga Vera Feliciano explica que as rachaduras tendem a melhorar se você fizer uma hidratação profunda mensalmente usando cremes específicos para os pés. Para dar continuidade ao tratamento em casa, a dermatologista Marcia Linhares, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda hidratar os pés com cremes à base de ureia e lactato de amônio. "E não faça esfoliação nos pés mais de uma vez na semana ou eles podem ficar ainda mais ressecados, apesar da impressão momentânea de maciez", afirma a médica. Uma dica: usar os cremes à noite e colocar meias faz com que a pele absorva melhor os produtos.