Dê a cada parte do seu corpo o cuidado antienvelhecimento ideal

Colo, pescoço, seios, coxas e mãos precisam de atenção específica

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 14/08/2013

 Não é só a pele do rosto que sente os efeitos do tempo: mãos, colo, pescoço, seios e até as coxas terão flacidez e ressecamento em função do envelhecimento natural da pele e dos efeitos da gravidade. Para prevenir, como você já sabe, é preciso investir em boa alimentação e muita proteção solar. Mas cuidados cosméticos com o corpo também podem fazer muita diferença. E mais: você pode lançar mão até de cremes anti-idade para o corpo.

A dermatologista Vânia Leite, da Unifesp, explica que os cosméticos são excelentes, mas não fazem milagres. "Eles estimulam a formação do colágeno, devolvem a hidratação perdida, estimulam a microcirculação de sangue e amenizam rugas, mas eles não desaparecerão completamente com os vincos, nem rejuvenescerão 30 anos de um dia para o outro", conta a especialista, que recomenda tratamentos estéticos de consultório, como o preenchimento com ácido hialurônico, para quem quer eliminar completamente o problema.

Para quem quer disfarçar e prevenir os efeitos do tempo, eles continuam sendo ótimas opções. A seguir, listamos quais são os melhores produtos e os cuidados essenciais para cada parte do corpo, além do rosto. Confira e cuide-se dos pés à cabeça.

Pescoço e colo

 A pele do pescoço e colo é muito fina, tão sensível quanto a pele do rosto, e, em razão da menor quantidade de glândulas sebáceas que acumula, está ainda mais propensa ao ressecamento e à flacidez. "O pescoço também não tem muitos pelos, por isso a pele fica mais desprotegida", explica a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, professora da Faculdade de Medicina do Grande ABC.

Um dos principais vilões você já conhece: os raios ultravioletas do sol, que favorecem o aparecimento de manchas na pele, além de acelerar a perda de colágeno, resultando na indesejada flacidez e formação de rugas. Para evitar estes problemas, o uso do protetor solar é indispensável - deve ser um hábito diário. Como não existem protetores solares específicos para a região do colo e do pescoço, nessas áreas é importante passar o mesmo protetor usado no rosto, por ser mais concentrado. "É recomendado o uso diário de protetor, no mínimo duas vezes por dia, para garantir que o fator de proteção seja mantido", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

Além das manchas, a pele do pescoço está mais suscetível à flacidez e ao aparecimento de rugas. Apesar de o sol acentuar esses problemas, pois acelera a perda do colágeno, o enrugamento da pele faz parte do processo natural de envelhecimento. Já a flacidez varia de pessoa a pessoa, dependendo da predisposição genética.

Além de aplicar filtro solar no colo e no pescoço, manter a região hidratada garante uma pele mais saudável com o passar do tempo. Para evitar ressecamento e envelhecimento precoce da pele, Daniela recomenda o uso de hidratantes que contenham vitaminas A, D e E e o uso de cremes nutritivos de ação antioxidante. "Os produtos que contém substâncias antioxidantes visam diminuir os efeitos colaterais dos raios ultravioletas e preservar as células de colágeno e fibras de elastina, responsáveis pela firmeza da pele", explica a dermatologista.

A dica da dermatologista Vânia é usar no pescoço e colo o mesmo produto usado no rosto. "A pele dessas regiões são muito parecidas e igualmente sensíveis, por isso usar os produtos - tanto hidratantes quanto antienvelhecimento - do rosto no pescoço e no colo é muito melhor que usar os cosméticos do corpo", explica Vânia.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não