Xampu a seco: descubra quando e como ele deve ser usado nos cabelos

Veja se dá para trocar o xampu normal por ele e se o talco faz o mesmo efeito

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 29/08/2016

O procedimento normal é lavar os cabelos com água, xampu, condicionador e tudo mais que os fios têm direito sempre que houver necessidade. Mas lá do criado-mudo, o relógio grita que não há tempo suficiente para esse ritual de beleza. Para casos como esse, a solução pode estar num tubo de xampu a seco, já ouviu falar? O produto em spray, quando borrifado nos cabelos, absorve toda a oleosidade aparente, melhorando a aparência, o odor e a higiene das madeixas.

A dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o produto contém amido de alumínio octenilsuccinato, uma substância que tem a capacidade de absorver a gordura do cabelo. Mas antes de investir no cosmético, tire um tempo para descobrir como usá-lo corretamente. Nós contamos para quê ele serve, quando e como ele deve ser usado a seguir.

Como aplicar o xampu a seco

A dermatologista Tatiana Gabbi explica que devem ser disparados jatos curtos na direção da raiz, mantendo uma distância de 10 a 15 centímetros. Depois de alguns minutos, escove bem o cabelo ou use toalha para remover a película branca que se forma na superfície. O ideal é que os jatos sejam aplicados em paralelo ao couro cabeludo, horizontalmente à superfície, e não de forma perpendicular, direta sobre o couro. "Dessa forma evita-se que o xampu a seco obstrua os poros do couro cabeludo e cause inflamações em consequência", conta a dermatologista Tatiana.