Cabelos finos: cuidados evitam fios quebradiços e ressecamento

Veja a melhor forma de cuidar deles ao lavar, pentear ou mesmo modelar

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 09/03/2017

Cabelos volumosos estão sempre em foco nas capas de revista e pôsteres de salões de beleza, mas nem todo mundo possui esse tipo de fio. Muitas pessoas, inclusive, sofrem por ter os cabelos finos até demais.

Muitas vezes isso pode ocorrer por uma questão genética. "Pessoas com a pele branca e cabelos e olhos claros tem maior propensão a ter cabelos finos", explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nesses casos, os cabelos costumam ser um pouco mais resistentes.

Outras pessoas, porém, acabam ficando os cabelos finos devido a alguma degradação, como o uso de químicas. "Você vê que a raiz cresce espessa, mas ao longo do comprimento o fio perde matéria e vai afinando", diferencia a especialista. Nesses casos, isso significa que o cabelo está enfraquecido, e precisa de cuidados ainda mais especiais. Em ambos os casos, se você sente seus fios mais fracos, veja como cuidar dos cabelos muito finos em algumas situações do dia a dia.


SAIBA MAIS

Secando

O secador, com sua temperatura alta, é um fator que sempre colabora para o enfraquecimento dos fios, já que eles perdem gorduras e proteínas com o aquecimento. Por isso mesmo, o ideal é usá-lo mais frio. "Mantenha o secador a uma distância mínima de 10 cm e sempre em movimento. Evite direcionar o calor diretamente para o couro cabeludo, pois além de queimá-lo, isso pode acentuar a oleosidade na raiz dos fios", explica a dermatologista Inaê. Normalmente o ideal é usar o aparelho de cima para baixo, para evitar que os fios fiquem arrepiados, mas quem tem os cabelos também lisos pode usar na direção contrária para dar mais volume. Já as mulheres de cabelos cacheados podem preferir usar o difusor normalmente.