Cabelos loiros platinados: cuidados para manter a cor e não maltratar os fios

Kim Kardashian, Jared Leto e Lady Gaga já aderiram à moda dos loiros quase brancos

POR NATHALIE AYRES - PUBLICADO EM 12/06/2015

Entre as diversas mudanças de visual, a socialite Kim Kardashian já até mudou radicalmente e pintar os cabelos, antes bem escuros, de um loiro quase branco, o chamado loiro platinado. E a empresária norte-americana não foi a única a aderir esse visual, os atores Jared Leto e Lady Gaga também exibiram cabelos bem mais claros em março deste ano.

De acordo com o cabeleireiro Cristiano Melo, técnico da Maxiline, hoje esse visual está muito mais moderno. "Na verdade os platinados foram reformulados e sua proposta mudou, sendo assim, os platinados hoje não são mais aqueles cabelos cinzas, chumbados, com aspecto envelhecido, e sim levemente dourados, beges ou cinzentos, com brilho e vitalidade", explica o especialista.

Mas é importante lembrar que o processo de descoloração pode ser muito agressivo ao fio. "O processo de descoloração capilar desestrutura o fio de cabelo tornando-o poroso e ressecado. Ou seja, perdem parte dos nutrientes naturais necessários para um aspecto saudável e brilhante", ensina a cabeleireira Conceição Pimentel, coordenadora de treinamentos da Escovar, franquia de salões de beleza. E quais mais escuro é o seu cabelo inicialmente, maior o estrago!

Por isso, se sua vontade é chegar aos cabelos loiros quase brancos, veja as dicas de cuidados dos nossos especialistas:

Os riscos do platinado total

O platinado total é arriscado, pois envolve danos a estrutura do fio. "Há uma fragilização geral dos fios que ocorre devido ao superclareamento, a degradação da melanina e a perda considerável de massa", alerta o cabeleireiro Antonio Flávio de Rezende, docente da área de beleza do Senac Taboão da Serra. Ao ser feito no cabelo todo, é importante seguir um tratamento intensivo posteriormente. "É preciso repor esses nutrientes, através de hidratações profundas com produtos de ótima qualidade", orienta a cabeleireira Conceição Pimentel, coordenadora de treinamentos da Escovar, franquia de salões de beleza.

Em casos de cabelos muito escuros, o mais indicado é adotar o visual aos poucos, para assim reduzir um pouco os danos. Levando isso em conta, qualquer um pode adotar o visual, desde que esteja com os fios saudáveis. "Pessoas que já têm fios com química, como os alisamentos a base de tioglicolato, soda e guanidina, já possuem fios bastante fragilizados que não suportariam outra agressão tão forte", explica Conceição. Fora isso, não é preciso ter medo de adotar o look se sua pele for mais morena ou mesmo negra.