Cabelo com luzes: guia sobre os principais métodos

Entenda o que é e como usar cada um dos tipos de mechas nos cabelos, como ombré hair, californianas e balaiagem

POR NATHALIE AYRES - PUBLICADO EM 18/06/2015

Ombré hair, californianas, balaiagem... Quando o assunto são cabelos com luzes, hoje os salões contam com diversas opções e estilos para fazer sua cabeça! Mas, com tantas alternativas, como saber qual é a melhor escolha? Diversos fatores devem ser considerados antes de se sentar na cadeira de seu cabeleireiro. "Deve-se levar em conta o tom de pele da cliente, a cor base natural dos fios, a rotina de cuidados que se tem com os cabelos e o estilo", enumera a cabeleireira Victoria Caetano Gomes, educadora de L'Oréal Professionnel.

Além disso, o gosto conta muito! Por isso, é importante conhecer as várias opções do mercado, antes de escolher um estilo de mechas para chamar de seu. Não sabe por onde começar? Confira nosso guia com os principais estilos!

Ombré hair

O que é?
O ombré hair vem do francês e significa sombreado, que é exatamente o efeito que a técnica dá ao cabelo: "essa coloração mantém a raiz na cor original e clareia os fios a partir da orelha, de maneira sutil", explica Manno Escobar, diretor artístico da Intercoiffure Brasil e proprietário do Salão Manno Escobar Cabeleireiros. É tão sutil que muitas vezes é difícil se dizer onde começam as luzes no cabelo.

Cuidados
A maior vantagem do ombré hair é não precisar de tantos retoques. Escobar aconselha refazer apenas quando elas atingirem a altura de uma californiana, ou seja, mais próxima dos ombros. Para os cuidados do dia a dia, é importante investir na hidratação capilar, nutrição e tonalização, principalmente quando foi feita alguma coloração dos cabelos.

Combina com...
Como o cabelo se mantém com a cor original até a altura das orelhas, e depois começa a ser clareado lentamente, o ombré hair fica melhor em cabelos mais longos. Cabelos cortados em camadas também ficam com um efeito mais bonito.