Cabelos loiros: como lidar com a raiz que está crescendo?

Dá para apagar a raiz, adotar um ombré hair ou mesmo assumir a cor natural em contraste com o descolorido

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 01/11/2016

Hoje cabelos loiros podem ser adotados por qualquer uma, não importa a cor do cabelo original. O problema é que um preço alto precisa ser pago, e não estamos nos referindo só à conta do salão: com o passar do tempo o fio cresce e a cor natural dá as caras novamente... É a temida raiz, que precisa ser retocada inevitavelmente em dois ou três meses, como frisa o hair stylist Felipe Nolasco, do salão Top Milano, em São Paulo.


No entanto, muitas mulheres não querem ficar retocando a cor de seus cabelos em tão pouco tempo, seja por falta de tempo, paciência ou mesmo de força nos fios, já que esse tipo de química costuma agredir os cabelos, tornando sua estrutura mais fina.

Tanto que em casos de cabelos mais fracos, não se usa o descolorante no fio todo, apenas na raiz. "Desta forma a área anteriormente iluminada não sofrerá maiores danos", considera o especialista.

Mas, se retocar não é uma opção para você, veja outras técnicas para lidar melhor com a raiz que está crescendo dos cabelos loiros tingidos.

Peça por uma raiz esfumada

A raiz esfumada, ou apagada, é uma técnica em que a mudança da cor do cabelo não começa em um ponto específico do fio, dessa forma, a raiz natural fica mais preservada. "Esse trabalho é feito, pois a tendência de raízes mais próximas do tom natural e comprimento e pontas mais claros (ombré) permanece a cada estação, com algumas variações. A vantagem deste serviço, quando os cabelos estão muito loiros, é o maior tempo para o retoque", pondera Valéria Conceição, cabeleireira e educadora de L'Oréal Professionnel. Ela pode ser feita durante o processo de tornar os cabelos loiros ou pode ser adaptada posteriormente pelo cabeleireiro.