Dicas de maquiagem: o que saber para aplicar bem a sombra

Veja truques para aplicar um dos itens considerados mais difíceis para as iniciantes

POR NATHALIE AYRES - PUBLICADO EM 28/10/2015

Muita gente acredita que não há maquiagem completa sem uma bela sombra. No entanto, quem está começando a aprender a se maquiar sempre acaba empacando na hora de aplicar esse item. "A sombra é um pouco mais complicada, pois você tem que saber até onde ela pode chegar na pálpebra", considera a maquiadora Renata Almeida proprietária e docente da Renata Almeida Escola de Maquiagem. Portanto, é preciso ter as dicas de maquiagem certas para começar.

Quer começar a se aventurar pelo mundo das sombras? Vejas dicas de maquiagem das especialistas e arrase fazendo um olho tudo.

Tipos de sombra

Antes de tudo, é preciso entender as diferentes texturas do produto. A mais comum é a sombra em pó compacto, aquela que vem nos estojinhos com diversas cores. "É a opção que tem mais durabilidade e, por ser seca, não fica vincada na pele", explica a maquiadora Renata Almeida proprietária e docente da Renata Almeida Escola de Maquiagem. De modo geral, elas são uma opção mais simples para iniciantes e as favoritas dos maquiadores. A dica de maquiagem, nesses casos, é tomar cuidado com as cores escuras, pois um pouco de pó pode cair embaixo dos olhos, formando olheiras.

Mas existem outras texturas de sombra. "As cremosas e em gel dão mais efeito, mas não são esfumáveis e formam vincos em peles mais maduras", pondera Renata.

Além disso, existem os pigmentos, usados em maquiagens de mais impacto. "Conseguimos cores bem vibrantes e definidas com os pigmentos e os metalizados ficam fortes e destacados", diferencia Meire Pinheiro, maquiadora e hair stylist do Lab.Duda Molinos.

Diferentes tipos de sombra podem ser misturados na hora de se maquiar. Mas a dica de maquiagem de Meire Pinheiro é usar sombras cremosas mais na pálpebra móvel, usando as em pó no côncavo, pois podem ser esfumadas, dando um efeito mais leve.