Unhas fracas: conheça 9 erros que você comete na hora de fazê-las

Compensar o problema com unhas de gel ou abusar da acetona ao remover o esmalte só estraga suas unhas

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 08/11/2016

Unhas fracas são uma queixa frequente no consultório dos dermatologistas e podem ser reflexo de diversas condições de saúde. "É muito comum que unhas quebradiças sejam causadas por falta de vitamina D e ferro, ou até mesmo estejam ligadas ao hipotireoidismo", comenta a dermatologista Giovana Moraes, diretora da Clínica Ego e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mas na maioria dos casos, o enfraquecimento das unhas é causado por maus hábitos, principalmente na hora de fazê-las. Veja a seguir os principais erros que cometemos na hora da manicure e que deixam as unhas fracas.


SAIBA MAIS

Não higienizar o material de manicure

As unhas são uma estrutura bem sensível e o uso compartilhado de alicate e espátula de cutícula pode passar infecções e algumas doenças, como a micose, que podem fazer até mais do que enfraquecer as unhas. Portanto, é importante ir a um salão em que eles higienizem o material, principalmente usando aquelas câmaras esterilizadoras.

Muitas pessoas, com medo desse tipo de contaminação, preferem levar seu próprio kit para o salão. Mas é importante não esquecer de higienizá-los mesmo assim. "Quando não se limpa o próprio material, deixando as peles lá, há o risco de pegar infecções bacterianas ou espalhar suas micoses para você mesmo", ensina a dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Mas como fazer isso? A especialista ensina a usar sabonete antisséptico ou álcool e a fazer a limpeza sempre depois de cada uso.