Tratamentos caseiros que aliviam olheiras de verdade

Especialista também aponta duas técnicas que não eliminam as olheiras

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 05/05/2017

Olheiras são um problema super comum em mulheres e homens, e costumam acontecer por dois motivos: depósito de melanina na região e dilatação dos vasos sanguíneos da região.

PUBLICIDADE

Normalmente elas estão associadas a noites mal-dormidas e choro, e dão uma impressão de que a pessoa está cansada. No entanto, muitas vezes elas podem ser também genéticas.

Em ambos os casos, se você acordou com olheiras e não quer sair de casa com elas a vista, pode apostar em alguns tratamentos caseiros, indicados por dermatologistas:


1. Compressas de água fria

Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, aplicar compressas de água fria é um ótimo tratamento caseiro para olheiras. "A água fria, provoca vasoconstricção (diminuição dos vasos) e melhora o aspecto local", explica a dermatologista Daniela Landim, pós graduada em medicina estética, de São Paulo.

2. Sachês de chá de camomila gelados

Aplicar os sachês gelados de chá de camomila nos olhos tem um efeito semelhante às compressas de água fria. No entanto, este tratamento caseiro para olheiras traz um "plus" especial: "A camomila tem flavonoides que contribuem para uma melhora da circulação na região das olheiras", explica Daniela.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, ensina que é preciso deixar os saquinhos com uma boa concentração de camomila e deixá-los sob os olhos por 10 minutos.

O ideal é ficar deitado, mas com a cabeça elevada: "Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada", justifica.

3. Rodelas de pepino

Sabe as famosas rodelas geladas de pepino que as pessoas indicam colocar sob os olhos em casos de olheiras? Pois é, esse tratamento caseiro funciona! "O pepino contém flavonoides em sua composição, melhorando a tonicidade dos vasos locais e o aspecto das olheiras", considera a dermatologista Daniela.

4. Gazes embebidas em leite

O leite também tem propriedades interessantes para quem tem olheiras. "Ele possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele", descreve a dermatologista Lilian Estefan.

Uma dica de tratamento caseiro da especialista é fazer a compressa batendo 100 ml de leite com meio mamão papaia, aplicando essa mistura diretamente na região ou embebendo uma gaze e deixando agir por 15 minutos - sem esquecer de lavar bem a região depois.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

5. Massagens na região

A massagem feita em casa pode ajudar a diminuir o edema da região. Veja o passo a passo da dermatologista Sara para fazer uma drenagem linfática facial nas olheiras:

  • Inicie com o dedo anelar, deslizando com suavidade e leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo
  • Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade
  • Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente
  • Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e, com o dedo anelar, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

Tratamentos caseiros para olheiras que não valem à pena

Rodelas de batata Por mais que as batatas frias ajudam as olheiras devido à vasoconstrição provocada pela temperatura. No entanto, esse tratamento caseiro não traz vantagens como o pepino. "A batata é um amido e o açúcar, por sua vez, não melhora as olheiras em nenhum aspecto", frisa Daniela Landim.

Suco de limão O suco de limão é outro alimento aclamado como curativo, mas que pode ser muito prejudicial à pele: se ele não for limpo corretamente, pode causar manchas quando a pele entra em contato com o sol. "Essas marcas podem até mesmo se tornar queimaduras, dependendo do tempo de exposição ao sol", alerta a especialista.

Outros hábitos que eliminam as olheiras

Durma bem

Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte. "Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos", aconselha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Reduza o sal

Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!

Diminua o álcool

O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, conta Sara Bragança, porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.

Hidrate o rosto

Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. "A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, essa característica deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada", explica Sara Bragança.

Para aumentar a espessura da pele, Sara ensina que hidratar é uma boa solução. "Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local", justifica. Outro bem promovido pela hidratação é a menor perda de colágeno. Lilian Estefan diz que, com mais colágeno, a sustentação da pele melhora, diminuindo o rompimento de vasos - que também causam o arroxeado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)