10 dicas para manter a pele hidratada e prolongar o bronzeado

Quando o verão chega, quem mais sofre com o calor é a pele

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 26/10/2009

Dr. Adilson Da Costa
Dermatologia - CRM 91128/SP

1. Quais os melhores cremes hidratantes (princípios ativos)?
R - Cremes a base de uréia, lactato de amônia, vitamina E, ceramidas e silicone volátil ainda são o que há de melhor para manter a pele hidratada.

2. Qual o tratamento mais indicado para diminuir aquelas bolinhas vermelhas e ásperas que podem surgir em regiões como braços, virilhas e bumbum?
R - O uso de um esfoliante de duas a três vezes por semana ajuda a manter a pele livre destas lesões endurecidas, as quais são geneticamente determinadas. O uso de um creme hidratante de caráter esfoliante, como o de uréia e de lactato de amônia, duas vezes ao dia, complementa o trabalho.

PUBLICIDADE

3. Qual protetor solar deve ser usado?
R - Nunca deve ocorrer exposição ao sol sem um FPS mínimo de 15, o qual deve ser retocado a cada 02 horas. O uso de autobronzeantes não protege a pele, pois, na imensa maioria das vezes, eles apenas tingem a pele, não possuindo FPS. No rosto, onde a pele é mais fina e propensa a manchas, deve-se usar um FPS maior, por exemplo, FPS30.

4. O que deve ser feito para evitar o aparecimento de manchas no rosto?
R - O uso de um FPS alto, por exemplo, maior ou igual a 30, é a principal arma para se evitar as manchas que aparecem no rosto em épocas de calor. Mas se mesmo assim as manchas surgirem, espere o fim do verão, procure um dermatologista e inicie um tratamento despigmentante com cremes (por exemplo, a base de ácido retinóico ou glicólico, associado ou não a hidroquinona), peelings e, nos casos mais intensos, com laser.

5. Quanto tempo antes de se expor ao sol deve-se fazer a depilação de pernas e virilhas e por quê?
R - Não há uma regra para isso. Porém, para impedir que a pele fique manchada, deve-se fazer a depilação alguns dias antes, deixar a pele descansar, para que não haja manchas vermelhas, já que estas, em contato com o sol, podem manchar a pele definitivamente.

6. Como dever ser o banho depois de um dia de praia? Por quê?
R - Durante essa época mais quente, independente de se ter ou não exposto ao sol, devemos tomar banho rápido, com água morna para fria, usando pouco sabonete, a fim de não ressecarmos a pele.

7. Algumas frutas cítricas, como o limão, sob o sol pode deixar a pele manchada. Como eliminar essas manchas?
R - A única conduta que é indicada para que essas manchas não fiquem na pele por muito tempo é usar muito fotoprotetor, com um FPS altíssimo (de preferência, maior que 45), retocando-o a cada 02 horas, não se expor mais ao sol e procurar um dermatologista o mais rápido possível.

8. Qual produto ou medicamento deve ser suspenso antes de se expor ao sol?
R - Geralmente, pedimos para os pacientes suspenderem o uso de qualquer produto que contenha agentes clareantes (como a hidroquinona) ou ácidos (como o retinóico). O tempo anterior à exposição solar que o mesmo deve ser suspenso varia de pessoa para pessoa, mas, na dúvida, 07 dias antes da exposição solar é um período bem aceitável, além de se evitar a exposição solar direta e intensa sobre a pele, usando um FPS alto, o qual deve ser retocado a cada 02 horas.

9. A pele começou a descascar após o sol. O que fazer?
R - Se, eventualmente, você abusar no sol (o que deve ser terminantemente evitado) e a pele descamar, evite puxar a pele. Use um hidratante corporal várias vezes ao dia, a fim de segurar um pouco o tom bronzeado e não deixar a pele manchada. Evite puxar a pele para não machucá-la.

10. É no calor que as micoses aparecem mais. Por que isso acontece e como preveni-las?
R - As micoses que deixam manchas brancas nas costas, conhecidas popularmente como "pano branco", ocorrem mais no verão, pois é neste período suamos mais, além de a pele produzir, mas sebo e estarmos em ambientes mais quentes. Devido a isso, o fungo, que faz parte da biota normal da pele, prolifera descontroladamente, ocasionando a micose. Para evitar isso, devemos procurar manter a pele sempre seca, lavada e, de preferência, usar roupas de tecido natural (como algodão e linho), impedindo assim as condições para que o fungo se multiplique descontroladamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)