PUBLICIDADE

Cirurgia plástica durante o verão exige cuidados especiais

Evitar a exposição ao sol e banhos de mar e piscina estão na lista

Vivemos em um país tropical, onde a radiação solar é um convite à exposição do corpo e da face ao sol. Portanto, é muito comum, ao nos aproximamos da estação mais quente - o verão -, verificarmos uma preocupação tanto das mulheres como dos homens em melhorar o aspecto físico para poder expor-se ao sol de forma mais segura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É de fundamental importância sabermos que, ao chegar o verão, nossa pele fica exposta a um risco maior. Enquadram-se aí desde o aparecimento de infecções fúngicas até o câncer de pele, como o melanoma, de alta gravidade.

Sem falar que a exposição solar excessiva aumenta o risco do envelhecimento cutâneo, através do surgimento de manchas em consequência da radiação solar. E provoca também a flacidez, tanto facial quanto corporal, devido ao consumo de fibras de colágeno. Então, a proteção solar é algo essencial para a segurança da população.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A proteção à exposição solar tem também um efeito de manter a paciente mais jovem.

Proteger-se da forma adequada

Ao nos preocuparmos com o rejuvenescimento, seja ele facial ou corporal, devemos também ter uma visão da profilaxia do aparecimento do envelhecimento prematuro. Assim, a proteção à exposição solar tem também um efeito de manter a paciente mais jovem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando temos uma proteção solar adequada, além de nos protegermos dos tumores benignos e malignos da pele, temos a profilaxia contra o envelhecimento prematuro - e também na manutenção dos resultados cirúrgicos. São vários os recursos disponíveis:

- Exercícios físicos combinados com alimentação balanceada, de modo a manter o peso ou reduzi-lo;

- Preparo da pele para a exposição solar, com o uso de hidratantes, filtros solares e dermatocosméticos, que podem ser de aplicação tópica (sobre a pele);

- E, atualmente, com a utilização de substâncias que podem ser ingeridas, melhorando a qualidade dos cabelos e até das unhas para o bronzeado, além da própria pele, através da microcirculação, que minimiza a celulite.

Lipoaspiração e correção de mamas

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na fase preparatória ao verão, muitas pacientes procuram os serviços de cirurgia plástica para poderem estar bem para a exposição do corpo e da face. É muito comum a procura pelas cirurgias de lipoaspiração, que, basicamente, visam à correção da gordura localizada com o uso de cânulas especiais que removem as células de gordura, proporcionando um corpo mais esculpido e torneado.

Temos também uma procura acentuada por correção das mamas, tanto para o aumento mamário - com o uso das próteses de silicone - como para a sua redução, além das cirurgias corretivas de queda. Assim quando forem à praia ou à piscina, essas mulheres sentem-se mais confortáveis e até mesmo seguras para usar roupas de banho.

Intervenções no abdome e na face

Neste período, é muito comum, ainda, a procura por correções na região do abdome, seja por meio da lipoaspiração ou de plásticas que corrigem o excesso de pele e a flacidez muscular.

Dentro das possibilidades de intervenção no abdome, podemos usar o chamado miniabdome - com incisões menores que as plásticas convencionais. Temos também as dermolipectomias clássicas e as cirurgias mais modernas, como a lipoabdominoplastia, uma combinação de plástica e lipoaspiração.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Podemos ainda, neste período, realizar as cirurgias de rejuvenescimento facial, por meio de intervenções na face que, por sua vez, podem ser totais - como a ritidoplastia - ou parciais - como as cirurgias de pálpebras, nariz boca ou, até mesmo, na parte superior ou inferior da face.

Pessoas com pele muito clara devem aguardar um período maior para se expor ao sol.

Pós-operatório também requer cuidados

Claro que as pacientes, ao optarem por realizar uma cirurgia plástica antes do verão - até para poderem desfrutar deste período com um corpo ou mesmo um rosto mais jovem e atraente -, devem ser informadas sobre os cuidados do pós-operatório.

É necessário um tempo no qual a paciente não pode se expor ao sol, pelo risco de manchar a pele e as cicatrizes, comprometendo o resultado da cirurgia. Ela deve evitar também os banhos de piscina e mar, de forma a blindar-se contra uma possível a contaminação das incisões cirúrgicas.

Normalmente, o período de restrição solar vai depender do procedimento a ser escolhido, bem como das características da pele do paciente. Por exemplo: pessoas com pele muito clara devem aguardar um período maior para se expor ao sol.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cirurgia visa melhorar a autoestima

Resumindo, o verão é um momento e que as pessoas se expõem mais e ficam mais soltas. O objetivo da cirurgia plástica é, por meio dos procedimentos cirúrgicos, melhorar a autoestima e autoimagem da paciente, gerando felicidade.

Sempre que pensar em realizar uma cirurgia plástica, procure se informar na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), verificando se seu médico é cadastrado nesta sociedade. Busque também alguma referência, pois, assim, você estará se protegendo.