Use sombras e pincéis para criar efeito esfumado nos olhos

Saiba como fazer a maquiagem que exerce fascínio sobre as mulheres

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 27/10/2010

Tendências no universo da maquiagem vem e vão, mas e ele continua ali, firme e forte, sem nunca sair de moda. Os olhos esfumados até sofrem algumas variações, mas há décadas exercem um verdadeiro fascínio sobre a grande maioria das mulheres - e dos homens. O efeito desse tipo de maquiagem garante um olhar sedutor e atraente sem parecer vulgar.

"Ele dá um aspecto sexy para a mulher e todas querem esse efeito, principalmente quando saem à noite", afirma a maquiadora Jackie Melo, do Studio W, de São Paulo. Geralmente as cores utilizadas são as mais escuras, como marrom, preto ou cinza. "O tom chocolate também fica bonito", sugere a especialista.

PUBLICIDADE
Olhos esfumados - Foto: Getty Images
Saiba como criar um efeito esfumado

Apesar de quase sempre fazer parte de uma produção noturna, a maquiadora afirma que o make pode ser usado em qualquer ocasião. "Desde festas mais chiques até jantares. Tudo depende da intensidade e de quanto você vai usar", recomenda.

Portanto, não se acanhe em utilizar desse maravilhoso artifício. E se você ainda não sabe como conquistar esse visual, Jackie ensina um passo a passo. Para compor o look, você vai precisar de:
Sombras: uma clara, uma no tom da sua pele e uma mais escura.
Pincéis: um para as sombras claras, outro para a escura e um esfumador.

-Primeiro passo: aplique a sombra clara em todo o olho.

-Segundo passo:
passe a sombra da cor da pele no canto de fora, em forma de V deitado. Para isso, faça um traço com o pincel próximo do contorno dos cílios, começando um pouco depois da metade da pálpebra, em direção ao canto externo, subindo até encontrar o côncavo (quando atingir o osso) e feche o V, seguindo o contorno natural do côncavo até a mesma altura do começo do traço. Isso facilita quando for aplicar a sombra mais escura.

-Terceiro passo:
é a vez da etapa escura: pode ser preto, marrom, vinho ou verde. Depende da tonalidade que você quer usar. Aplique por cima da sombra cor da pele.

-Quarto passo:
com um pincel (aquele mais gordinho e emborrachado) faça movimentos circulares no côncavo. Pronto, está aí o efeito esfumado. "Esse passo tem que ser muito bem feito, senão fica borrado", alerta Jackie.