PUBLICIDADE

Conheça os erros mais comuns em uma maquiagem

Cores e excessos podem colocar seu look a perder

De repente, a maquiagem que estava prevista para valorizar toda a sua beleza, pode acabar totalmente com sua produção. Tonalidades erradas, cores exageradas e excessos: esses costumam ser os pecados mais cometidos em uma maquiagem. Principalmente em relação à base e ao corretivo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para descobrir qual a cor que mais combina com você é preciso testar. "Para isso, aplique sempre um pouquinho do cosmético na parte interna do antebraço. E lembre-se de passar camadas fininhas dos produtos", explica o maquiador Robson Vieira, do Centro de Beleza Patrícia Alves, de Florianópolis.

Confira alguns deslizes corriqueiros e aprenda como evitá-los de maneira simples.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Blush ajuda a afinar o rosto

Pele

Para começar, o corretivo. Nesse caso, a maquiadora Andréa Delcorso, do Studio Prime Hair e Beauty, de São Paulo, afirma que o cosmético em excesso pode justamente acentuar as imperfeições que se deseja esconder. "O ideal é usar corretivo apenas nas pálpebras inferiores ou em detalhes como espinhas. Ele deve ser aplicado com as pontas dos dedos em leves toques que espalham o produto", explica. Sobre a base, a especialista ressalta que a tonalidade errada faz com que se gaste muito mais maquiagem, na tentativa de igualar as cores do rosto, pescoço e colo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Andréa destaca que o pó é para complementar a base, neutralizar o brilho e deixar a pele mais aveludada. Ele nunca deve ser aplicado em excesso, correndo o risco evidenciar os sinais de expressão, envelhecendo o rosto. As maiores prejudicadas são as mulheres que tem rugas nas áreas dos olhos e da boca, já que ele costuma grudar nas preguinhas.

Para descobrir qual a cor que mais combina com você é preciso testar

O blush, por sua vez, tem o papel de dar um ar de pessoa saudável e demarcar os traços do rosto. "Tem gente que não define se quer criar um aspecto saudável ou afinar a bochecha. Daí passa blush em tudo. Isso tem que ser feito com jogos de cores e sutilmente", destaca Robson. O maquiador diz que é preciso usá-lo em áreas pequenas, preferindo tons rosados para a maçã do rosto e têmporas e mais terrosos para afinar os traços.

Olhos e sobrancelhas

"Sombras em locais errados e contrastes de cores que não funcionam deixam o olho carregado", alerta o maquiador Bruno Di Maglio, do Salão 1838, de São Paulo. Ele garante que o segredo para fazer bonito é não exagerar na quantidade.

O domínio da técnica vale para o delineador, cujo traço borrado ou torto pode deixar um acabamento péssimo. Andréa dá uma boa dica para passar delineador sem borrar ou tremer: apoiando a mão no osso do queixo. Mas, se mesmo depois de treinar inúmeras vezes, não há firmeza suficiente para fazer o risco, opte pelo lápis de olho. E prefira fazer o traço antes de aplicar a máscara para os olhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para acender ou arrumar as falhas nas sobrancelhas, muito cuidado para não deixá-las artificiais. Em vez de passar o lápis diretamente sobre elas, Robson recomenda aplicá-lo um pouco no dorso da mão. Em seguida, com um esfumador, pegar o produto da pele e pintar levemente as sobrancelhas. O resultado é bem mais natural.

Boca
Falta de sintonia entre as cores dos lábios e das sombras é um erro. Não esqueça nunca: para olhos fortes, prefira boca discreta. Se a boca ficar bem marcada, deixe os olhos mais neutros.