Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Conheça a diferença entre os trajes sociais no guarda-roupa masculino

Os termos e as pequenas variações podem confundir na hora de escolher o visual

Por Minha Vida - publicado em 05/11/2010


No convite, as indicações do que vestir em eventos sociais costumam mais confundir - diante de tantos termos e variações - que esclarecer. O dresscode (código de como se vestir), que deveria facilitar escolhas para compor um visual, acaba assustando ainda mais os convidados. Mas tenha calma, desvendaremos abaixo cada tipo de traje para que você não entre em desconforto:

Esporte (casual, sport casual)
É indicado para eventos sociais durante o dia, ao ar livre ou mais casuais, como almoços de negócios, aniversários e churrascos da firma. De acordo com a consultora de imagem Janiny Almeida, calças de brim ou jeans estão liberadas na produção, combinadas com camisas esportivas ou pólo. Se estiver frio, aposte em jaquetas, suéteres ou blazers esportivos feitos de couro ou veludo. Complete o visual com mocassins ou sapatênis. 

Saiba o que usar nas festas - Foto: Getty ImagesCódigo para se vestir

Passeio (esporte fino, alto esporte)
Um pouco mais formal, é o traje curinga para coquetéis, eventos culturais, inaugurações ou para trabalhar. Se o evento for noturno, o paletó escuro com gravata é uma boa pedida, indica Janiny. Durante o dia, vale optar por blazer e calça mais claros, podendo escolher entre usar ou não gravata. Nos pés, "sapato social ou mocassins em ótimo estado", afirma a consultora.

Passeio Completo (social, escuro)
É o mais comum em convites de casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. Recomenda-se uso de tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo. "O costume (calça e paletó) escuro, camisa social e gravata formam a combinação ideal para esse tipo de ocasião, além de sapato social e cinto", completa Janiny. O terno (calça, paletó e colete) é outra alternativa. 

Gala (black-tie, à rigor)
Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho, exigem esses trajes. O uso de smoking é imprescindível, além de sapatos de amarrar pretos, de verniz ou couro liso extremamente lustrado. Cetim na lapela do blazer, faixa na cintura combinando com a gravata borboleta e camisa branca com pregas na frente são alguns dos detalhes que podem ser usados nessa ocasião especial.

Outras variações mais criativas também podem ser encontradas nos convites. Se você não descobrir o que é, a melhor saída ainda é perguntar ao anfitrião para não errar. Veja mais dois exemplos:

Creative Black-tie: um pouco mais de liberdade ao traje de gala tradicional. Os homens não precisam usar smoking completo e as mulheres podem ousar mais.

Summer ou Dinner Jacquet: paletó branco, com gravata borboleta, faixa e calça pretas. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."