Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Conheça os tipos de mechas que dão nova vida a seus cabelos

Técnicas são indicadas para quem não quer encarar mudanças radicais

Por Minha Vida - publicado em 30/11/2010


Luzes, reflexos e mechas californianas são ideais para mulheres que nunca pintaram os cabelos e querem saber como ficam com uma cor diferente nas madeixas. "As luzes são o método mais suave de todos e caem bem para a maioria dos cabelos", indica o cabeleireiro Claus Borges, do salão de beleza 1838. Como toda química, esses procedimentos causam certos danos aos fios. Por isso, é preciso cuidado redobrado se decidir adotar algum deles.

As luzes funcionam como uma espécie de iluminador do visual, já que descolorem cerca de 50% dos fios. A técnica consiste em espalhar mechas finas por toda a cabeça, clareando a cor dos cabelos em até três tons. Se, depois de diversas idas ao cabeleireiro, você ficar loira demais, pode fazer luzes negativas, que podem ser na cor natural das suas madeixas. 

Mechas dão nova vida a seus cabelos - Foto: Getty ImagesMechas dão nova vida a seus cabelos

Outra utilidade das luzes é a correção de uma coloração mal sucedida. "Quando minhas clientes não gostam do resultado final da tintura, sempre sugiro luzes, já que elas podem ser feitas logo após o procedimento de pintar os cabelos e mudam bastante o resultado, podendo escurecer ou clarear os fios, dependendo da vontade de cada uma", recomenda a cabeleireira Maria Lucia dos Santos.

Procedimentos
De acordo com o cabeleireiro Marcos Sales, é preciso tomar cuidado na hora de fazer luzes com papel. "Os cabelos ficam muito marcados, com listras definidas demais, perdendo a naturalidade. Muitas vezes, o preto com branco dá um aspecto de zebra ou pessoa envelhecida". A recomendação dele é fazer pontas mais claras e raízes mais escuras. "Essa técnica deixa os cabelos iluminados naturalmente e ainda permite que o retoque aconteça apenas a cada quatro meses", diz.

Os reflexos, cujas mechas são mais definidas, clareiam de 80% a 90% dos fios. O método já foi mais popular. Hoje em dia, é desdenhado por diversos profissionais por dar um ar artificial ao visual. É recomendado para quem quer ficar bem loira, mas não está pronta para encarar um loiro total. 

Já as mechas californianas, aquelas em que somente as pontas são modificadas, são indicadas para quem já tem os fios claros, mas quer dar uma aparência de queimado da praia aos fios. "Se pegar um cabelo preto, não dá para fazer californiana loira. Pode para fazer marrom em cima do preto. Tem que cuidar para não carregar", aconselha Borges. A californiana pode ser acobreada, loira, cinza, marrom e areia, entre outras cores.

Cuidados
Como todos esses métodos são à base de produtos químicos, a saúde das madeixas pode ser prejudicada. Borges explica que qualquer química tira uma porcentagem da proteína dos cabelos. "Se não repõe com cuidados diários, começa a ficar mais seco até ressecar", ressalta. As recomendações dele são usar xampu com proteínas, aminoácidos e vitaminas, além de condicionador com vários agentes emolientes, para deixar os fios maleáveis. Alternar produtos também é importante. "Depois disso, é preciso contar com a ajuda de máscaras. Hoje já existem produtos rápidos que podem ser usados durante o banho", indica.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."