Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Saiba quando usar pomada, gel, silicone ou laquê nos cabelos

Entenda a diferença nas aplicações de finalizadores e fixadores

Por Minha Vida - publicado em 30/11/2010


Produtos finalizadores para cabelos são aqueles de uso indicado após o processo de lavagem. Aplicados no final, tem diferentes própositos tanto para modelar ou armar as madeixas, quanto para reduzir os fios frisados ou arrepiados. Ajudam a definir cachos, a destacar camadas e pontas, a dar brilho e textura imediatos, dependendo da sua formulação. Já fixadores são os cosméticos capilares usados para sustentar ou conter mechas, franjas e penteados mais sofisticados.

Os finalizadores podem ser: mousse, gloss ou sprays de brilho (brilhantinas), defrisantes ou antifrizz, ativadores de cachos, pomadas ou reparadores de pontas. Para a cabeleireira do Vanity Fashion Hair de São Paulo, Nilva Bezerra, pomadas modeladoras são ótimas para criar pontas bem definidas. "Já o uso de silicone pode promover efeitos diferentes como, por exemplo, dar brilho, disfarçar pontas", explica a especialista. Dentre os fixadores mais comuns estão o gel e o spray (laquê), que podem ter diferentes níveis de fixação. 

Fixador e finalizador

Veja algumas dicas de aplicação dos finalizadores e indicações para cada efeito desejado:

Brilho
O spray de brilho ou gloss para cabelo é rico em silicone, que encapa o fio e realinha as cutículas, fazendo com que brilhem ao refletir a luz. Assim como no reparador de pontas, o ingrediente disfarça as pontas duplas até a próxima lavagem. Cuide para não borrifar muito de perto e nem de forma localizada, para não deixar a região oleosa. Se os fios estiverem sujos, evite-o, pois ficarão mais pesados ainda.

Volume
O mousse é um modelador com efeito molhado e leve. Por isso, é indicado para cabelos finos, pois ajuda a dar fixação sem o efeito do gel. Também serve para dar volume e forma, podendo ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. A espuma é tão versátil que, além de encorpar as madeixas, pode ser usada para formar ondas, alisar e domar fios rebeldes. A quantidade também varia: o equivalente a uma noz, se o cabelo for curto, duas se for médio e três no longo. Se quiser encaracolar, amasse as mechas com as mãos, indo das pontas à raiz. Deixe secar naturalmente ou use um secador com difusor. Para ganhar volume, dê ênfase à raiz na hora de aplicar, pois é ela que vai dar sustentação. 

Mousse, gel ou pomada?

Liso perfeito
O creme antifrizz ou defrisante assenta fios arrepiados, ajuda na maciez e brilho da escovação e prolonga o efeito da chapinha. Também contém silicone, o que evita não só cabelos rebeldes, mas também a ação da umidade. Como os fios lisos são naturalmente mais oleosos e aparentes, muito cuidado com a dose de creme que aplicará perto da raiz para que não fique pegajosa. Versões termoativas protegem a fibra capilar do calor do secador e da prancha. Aplique o produto sempre nos fios úmidos.

Cachos definidos
O ativador de cachos possui agentes hidratantes na fórmula, que ajudam a recuperar a sedosidade e o balanço das mechas. Também é preciso cuidado para não exagerar na quantidade de produto aplicado. Comece com doses pequenas, o equivalente a uma moeda, esfregue nas palmas das mãos e amasse as mechas de baixo para cima até perceber que todas as madeixas foram hidratadas. Nunca use pente ou escova, sempre os dedos.

Camadas destacadas
Cera, pomada e pasta modelam os cabelos com efeito seco, além de conter arrepiados e conferir brilho. Os fios ficam com textura esculpida e estilo moderno, com mechas definidas e pontas marcadas. Deve ser aplicada no cabelo seco, em pequena quantidade (um grão de milho), sempre nas pontas, para não deixar os fios pesados e a raiz oleosa. O truque é esfregá-la bem na palma das mãos, até que se derreta completamente antes de aplicá-la, para que não fique concentrada. 

Pontas domadas
Silicone ou reparador de pontas é o produto responsável por criar uma película protetora nos fios. Também chamado de sérum, ajuda a selar provisoriamente as pontas duplas, dá brilho e controla os fios espetados. Deve ser usado em pequena quantidade, não importando se os cabelos estão secos ou molhados. Só espere que esfriem depois do uso de secador antes de aplicá-lo.

Fixação
Spray fixador ou laquê auxilia a segurar o penteado, a conter a franja, a manter pontas de cortes curvadas e a domar os arrepiados do coque. Encontra-se nas versões suave, médio e forte e deve ser borrifado em pequena quantidade a uma distância razoável da cabeça. Muito cuidado com olhos, nariz e boca. Por conferir um visual produzido, não exagere no uso. Apele para os fixadores apenas em ocasiões especiais, pois dão um ar artificial aos cabelos. O gel já é mais recomendado para definir e controlar as madeixas, dando um aspecto molhado. Evite as fórmulas com álcool que ressecam os fios e os deixam muito mais duros. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."