Saiba como deixar seus cabelos sedosos e evitar o aspecto oleoso

Conheça fatores que podem levar ao excesso de oleosidade dos fios

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 30/11/2010

Fios de cabelo agrupados na cabeça pode até dar a impressão de que a pessoa acabou de sair do banho, mas é só prestar um pouco mais de atenção que é visível a oleosidade dando o ar da graça. Mas por que algumas pessoas sofrem tanto com esse problema e outras não? O médico e tricologista Luciano Barssani, do Instituto do Cabelo, de São Paulo, explica que todo cabelo tem o chamado bulbo capilar onde existe uma glândula sebácea que produz óleo. "Esse sebo serve para proteger o couro cabeludo e os fios contra o sol, vento, etc. O problema é que algumas pessoas produzem mais gordura do que as outras", diz. (Veja dez perguntas e respostas sobre oleosidade dos cabelos).

PUBLICIDADE
Saiba como ter cabelos sedosos - Foto: Getty Images
Acabe com a oleosidade dos cabelos

No que se refere aos diferentes tipos de fios, como lisos e crespos, o cabeleireiro Gennaro Preite diz que os primeiros estão mais propensos a serem oleosos por possuírem suas cutículas sempre fechadas. "A oleosidade que parte do couro cabeludo percorre toda a extensão da cabeça até as pontas, além de conter fios bem fininhos, o que facilita ainda mais a sua permanência", diz.

Além disso, há outros fatores que podem levar ao excesso de oleosidade. Segundo Preite, alteração hormonal, uso de antibióticos, estresse e alimentação rica em gordura agravam o problema. Conheça algumas dicas para evitar os fios grudentos:

Evite
- Banho com água quente. Prefira morna ou fria.
- Fricções muito forte no couro cabeludo na hora da lavagem. Massageie suavemente.
- Passar produtos pós-enxágue, os chamados leave-in. Eles contêm silicone e acabam dando um ar mais pesado e oleoso ao fio.
- Usar secador de cabelo muito quente e próximo à cabeça. O recomendável é 30 cm de distância.
- Passar as mãos nos fios e escová-los demais.

Aposte
- Procure lavar os cabelos todos os dias. No máximo dia sim, dia não.
- Escolha um xampu com pouco detergente e, de preferência, sem sal. O couro cabeludo é ácido, por isso, o pH do produto tem que ser entre 5,5 e 6,5. Essa informação deve estar disponibilizada no rótulo.
- Opte por condicionadores naturais e sem corantes. Boas opções são os com extrato de rosas brancas, prímola, sálvia, manteiga de karite e óleo de coco vegetal.