PUBLICIDADE

Soluções para três dramas das axilas campeões de reclamação

Combata as manchas, a pele áspera e o suor em excesso

Nessa época do ano o calor causa até incômodo. A estação é propícia para usar roupas leves e frescas, mas muita gente fica envergonhada em deixar as axilas à mostra. Os principais motivos do constrangimento são as manchas escuras e a pele áspera e irritada da região. Também é muito comum achar que está suando além da conta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aposto que são motivos suficientes para empurrar para o fundo da gaveta aquela regata que você adora e adotar as mangas abafadas? Para você parar de se esconder, confira abaixo a solução para esses três dramas.

Apague as manchas

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O escurecimento da pele é mais comum nas peles morenas e negras, mas quem tem pele clara também pode sofrer com as manchas. Isso porque, elas podem ser causadas pelo excesso de melanina ou por agressões que a pele sofre, como a depilação e atrito com a pele e roupas.

axilas - Foto: Getty Images
axilas

Existem tratamentos recomendados para clarear as axilas, deixando a região livre da pigmentação escura. São boas opções para solucionar o problema os clareamentos com laser (Luz Pulsada), ácidos clareadores e peelings superficiais. "O tipo de tratamento, o número de sessões e os resultados vão depender do grau de hiperpigmentação da pele", explica o dermatologista Jorge Mariz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Também já existem desodorantes que prometem ajudar a reverter o problema. Os produtos são livres de álcool e possuem nutrientes que ajudam acelerar o processo de renovação da pele, ajudando a remover as células escuras.

E muito cuidado com as receitinhas caseiras para clarear a pele à base de limão, maisena e água oxigenada. Fique longe delas. Elas não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. "O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros", explica a dermatologista Solange Teixeira, da Unifesp.

desodorante - Foto: Getty Images
desodorante

Axilas lisinhas

Para ficar com a pele das axilas bem macia, aplique diariamente o mesmo hidratante corporal que você usa para hidratar as demais partes do corpo. "Você deve passar o creme da mesma maneira e com a mesma frequência, porém, antes de usá-lo certifique-se de que as axilas estão bem secas, para evitar a umidade", explica a dermatologista Meire Parada Brasil.

Passe um desodorante com função hidratante, que além de controlar a transpiração também vai hidratar as axilas. A diferença entre um bom desodorante hidratante e um que não faz tanto efeito está na sua fórmula e textura. Além de conter um teor de creme hidratante em sua composição, existem consistências que são mais apropriadas para a hidratação."Desodorantes nas versões creme, bastão e roll-on são sempre as melhores opções para quem quer ficar com a axila hidratada. Já os líquidos, com base alcoólica, não hidratam e ainda ressecam a pele", afirma a especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, tenha cuidado extra com a depilação. Pelos encravados, manchas e pele irritada são uma constante? Teste outras técnicas de depilação para dar fim a esse drama. Depois da depilação, evite aplicar o desodorante, principalmente, as versões com álcool na formulação, que irrita a pele.

Transpiro demais, e agora?

A transpiração é um processo natural do organismo, que tem o objetivo de regular a temperatura corporal. "A intensidade do suor varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, entre eles sexo, dieta alimentar, estado de hidratação corporal, idade e número de glândulas sudoríparas em atividade. Além disso, obesidade, distúrbios psiquiátricos, hipertireoidismo, menopausa e situações estressantes, como entrevistas e testes, interferem no volume de sudorese. Já o excesso de transpiração, chamado hiperidrose, causa constrangimento e pede tratamento médico", explica o endocrinologista Cyro Guimarães Junior, professor da Faculdade de Medicina da USP. Em alguns casos, o suor é excessivo nos momentos de ansiedade e estresse, mesmo quando a temperatura é bem baixa. Na hiperidrose, a sudorese se concentra mais nas mãos, axilas e pés. Para controlar o suor, é possível fazer uma cirurgia ou experimentar aplicações regulares de toxina botulínica nas áreas afetadas.

Quem controla o suor são os desodorantes antitranspirantes. "Enquanto os desodorantes comuns tem a função de mascarar o odor, os agentes antitranspirantes, principalmente o hidróxido e cloridróxido de alumínio contidos nestes produtos, minimizam a quantidade de suor eliminado", explica a farmacêutica Soraya Carvalho de Oliveira.

A proteção 24 horas dos desodorantes é cada vez mais comum. No entanto, ela só acontece caso as axilas sejam higienizadas e secas de forma adequada durante o banho, eliminando resíduos que podem favorecer a proliferação de bactérias, as grandes responsáveis pelo mau cheiro debaixo dos braços.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lembre-se que manter as axilas depiladas é uma medida importante para prolongar o efeito do desodorante. A pele lisinha ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pelos.

Além de usar um bom desodorante antitranspirante que regule a quantidade de suor, dê muito mais atenção a escolha das peças de roupas. Prefira peças de algodão, ou seja, feitas de fibras naturais. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a elanca, não deixam a pele respirar, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação. Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não apertem as axilas. Evite também tecidos grossos ou pesados, pois eles impedem a transpiração eficaz. Não repita roupas usadas de maneira nenhuma e evite usar roupas de outras pessoas.