Aprenda truques práticos para acabar com as olheiras

Veja como amenizar o excesso de pigmentação na região dos olhos

POR MINHA VIDA ATUALIZADO EM 07/04/2011

Existem diversas causas para o aparecimento de olheiras. "Conhecida como pigmentação periorbitária, ela é multifatorial. Ou seja, possui vários fatores associados à sua presença: aspectos anatômicos e de pigmentação da pele, que podem ter influencia genética, além de fatores vasculares associados, por exemplo, a noites mal dormidas e problemas respiratórios", explica a coordenadora do ambulatório especializado em cosmiatria (ramo da dermatologia voltado para a estética) da Unicamp, Raquel Tancsik Cordeiro.

Desta forma, segundo a especialista, o tratamento depende de qual fator é predominante. "Existem cremes que podem amenizar o aspecto das olheiras, assim como procedimentos, como preenchimentos, aplicação de laser ou luz pulsada". O aparelho, que utiliza a luz como forma de tratamento, pode atenuar o escurecimento da pele. Usa-se uma faixa de luz compatível com a melanina e a hemoglobina, atingindo a pigmentação escura provocada pela primeira ou azulada ou arroxeada, causada pela concentração da outra.

olheiras

A genética é responsável pelas olheiras relacionadas ao excesso de vascularização, ou seja, concentração desproporcional de vasos sob a pálpebra. "Dessa forma, ao esticar a pálpebra inferior, inúmeros vasos podem ser visualizados", afirma a dermatologista Carla Albuquerque.

Agora, se seu objetivo é só diminuir a cara de cansaço, aposte nos truques abaixo para dar uma aliviada no aspecto das olheiras:

Compressas de chá
- Camomila: Faça um preparado bastante concentrado e aplique gelado. Ou então, coloque uma colher de chá das flores em meia xícara de leite fervente. Espere 30 segundos. Coe e aplique com um algodão.
- Flor de limeira: Ferva um punhado em 250 ml de água por dez minutos. Deixe esfriar, coe e faça compressa várias vezes por semana.
- Hortelã: Prepare um chá com a erva e leve-o ao freezer até ficar bem gelado. Embeba um algodão faça compressas por 15 minutos. 

Aprenda truques práticos para acabar com as olheiras - Foto: Getty Images
Aprenda truques práticos para acabar com as olheiras

Segundo Carla, essas compressas geladas são efetivas apenas nos casos de excesso de vascularização. "Para surtirem resultados, precisam ser feitas pelo menos três vezes ao dia. Melhoram temporariamente as olheiras por promoverem vasocontrição e, infelizmente, os resultados são muito breves", completa.

Alimentos amigos
- Batata: Corte duas fatias finas e coloque uma sobre cada pálpebra. Após 20 minutos, lave o rosto com água fria.
- Pepino: Distribua as rodelas em volta da região ocular. Além de amenizar as olheiras, ele ajuda a atenuar o inchaço.

Conheça outros truques
- Massageie a região: Com a ponta dos dedos, faça movimentos suaves. Com isso, você aumenta a irrigação sanguínea.
- Reduza a ingestão de sal: A alimentação com muito sal pode aumentar a retenção de líquidos e piorar a congestão dos vasos da região, piorando o aspecto das olheiras. "Alimentos diuréticos, ricos em água e a própria ingestão de água podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos e, eventualmente, suavizar as olheiras vasculares", explica a dermatologista. Do mesmo modo, a drenagem linfática facial pode contribuir para o desinchaço do local.
- Lave o rosto com água quente: A prática estimula a circulação sanguínea e a dilatação dos vasos, diminuindo as bolsas.
- Hidrate: Hidratantes têm a mesma função da água quente, especialmente se usados logo de manhã. Evite álcool e cigarro: O hábito de fumar e beber congestiona ainda mais os vasos e ainda provocam dilatação e aumento do fluxo sanguíneo deles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não