Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Aprenda a deixar os cabelos fortificados

Visitas ao cabeleireiro e os alimentos certos aceleram o crescimento e evitam a queda

Por Minha Vida - publicado em 16/06/2011


Passa um, dois, três meses e você já aceitou o fato de que o seu cabelo não cresce na mesma velocidade que o da sua amiga. Sem contar aqueles fios que insistem em arrebentar, mostrando como os cabelos estão quebradiços e danificados. Mas prestar atenção nos alimentos que você come e uma visita ao cabeleireiro pode fazer uma baita diferença.

Os fios crescem de meio a um centímetro por mês, de acordo com cada perfil. "Fatores como alterações hormonais e a alimentação interferem nessa medida", avalia o dermatologista Marcelo Bellini.

Confira abaixo as dicas do especialista e do hair stylist Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, para turbinar o crescimento das madeixas.  

Comida que faz diferença

Querda de cabelo- Foto Getty ImageQueda de cabelo


A alimentação é essencial para fortalecer os fios e estimular o crescimento deles. Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), além das vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais. As propriedades desses nutrientes funcionam em cosméticos, mas seu maior benefício está quando estão presentes nos alimentos consumidos , diz Bellini.

Para colher os benefícios desse nutrientes poderosos, aposte nos seguinte cardápio:

Proteínas: carnes, ovos, soja, leite e derivados;
Cobre: nozes, castanhas e ostras;
Ferro: fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão, lentilha e folhas escuras;
Zinco: carnes, gérmen de trigo, levedo de cerveja, ostras, nozes, gema de ovo e óleo de linhaça;  

Elas previnem a calvície:

Cuidados com os cabelos


Vitaminas do complexo B: soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol e peixes;
Vitamina C: acerola, goiaba, couve, brócolis, pimentão verde, espinafre, laranja e morango;
Vitamina E: óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes e amendoim.

No salão de beleza


Além da alimentação desequilibrada, outros fatores emperram o crescimento dos fios. "A falta de hidratação e o couro cabeludo mal cuidado e oleoso dificultam o processo", explica o cabeleireiro Marcus Corazza. "A falta do corte de cabelo regular das pontas, vai enfraquecer os fios e terá o crescimento prejudicado", afirma. 

Confira abaixo as dicas para dar aquela força aos fios:


1. Mantenha os cabelos sempre hidratados, usando frequentemente uma boa máscara capilar.
2. Cuide das camadas de queratina. Se tiverem comprometidas por químicas, faça cauterização.
3. Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor. Eles podem entupir os poros e impedir que novos fios capilares saiam.
4. Xampu de jaborandi estimula a circulação sanguinea do couro cabeludo, mas seu uso em excesso resseca os fios; use uma vez por semana.
5. Mantenha as pontas sempre aparadas, e não espere que elas se abram cara poder cortar, isso enfraquece os fios causando queda.
6. Evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo e deixar os fios muito oleosos, o que também inibe o crescimento.
7. Deixe o cabelo respirar. Quando ele vive abafado em lenços, rabos ou coques, ou molhado, os fungos podem proliferar e dificultar o crescimento.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."