12 dicas para manter cabelo e pele hidratados no verão

Lavar o rosto com água gelada e escolher produtos antifrizz faz toda a diferença

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 28/01/2016

Dr. Daniela Avila Hueb
Nutrologia - CRM 96027/SP

No verão você sua mais, a maquiagem derrete, a escova não dura nada... Dá vontade de sair às ruas com um ventilador a tiracolo só para não perder a produção, não é? Mas com as dicas a seguir, você não precisará se preocupar.

Hiperidrose axilar

Sim, este é o nome correto para quem sua demais nas axilas. Poucas coisas são mais chatas do que levantar o braço e ficar com a blusa marcada com manchas de suor. Além de ser constrangedor, passa a ideia de falta de higiene, mesmo não sendo este o caso. Mesmo assim, isso derruba a autoestima de qualquer um.

Solução

Uma das melhores opções para o tratamento da hiperidrose axilar é a toxina botulínica (o famoso Botox). A aplicação da Toxina Botulínica pode ser feita na mão (local onde muita gente transpira e não consegue nem usar anéis), na axila ou em outros locais e elimina completamente o suor.

O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia. O único problema é que o tratamento com a toxina botulínica não é definitivo. Você precisa fazer reaplicações uma ou duas vezes ao ano, dependendo do caso. Ainda assim, vale a pena, pois você poderá usar blusas sem se preocupar com as manchas.

Maquiagem

Nesta época, escolha produtos com formulação oil-free, ou seja, sem óleo.

Quem não sai de casa sem make sofre no verão. Afinal, o calor não é grande amigo do excesso de maquiagem e você acaba correndo sérios riscos de ficar com rosto borrado ao longo do dia.

Soluções

1. Antes de começar o make, lave bem o rosto com água gelada. Ela ajuda a fechar os poros da pele, o que evita o excesso de oleosidade. Passar um pouco de gelo no rosto também é uma opção incrível pra quem vive em cidades quentes.

2. Use um creme hidratante para o rosto sem óleo e, em seguida, espalhe o primer, que também ajuda a fechar melhor os poros, prolongando, assim, a vida do seu make.

3. Tome cuidado ao escolher seus produtos de maquiagem. Isso porque os importados nem sempre se adaptam à pele das brasileiras e derretem rapidinho por causa do calor. Dê preferência aos fabricados no Brasil ou às marcas internacionais que tenham fábricas aqui.

Lavar o rosto com água gelada ajuda a fechar os poros da pele, o que evita o excesso de oleosidade - Foto Getty Images
Lavar o rosto com água gelada ajuda a fechar os poros da pele, o que evita o excesso de oleosidade

4. Nesta época, escolha produtos com formulação oil-free, ou seja, sem óleo. Quem tem a pele oleosa deve optar sempre por eles.

5. O verão é descontraído e leve, tal qual deve ser sua maquiagem. Muitas vezes a beleza está numa produção simples com blush, batom e máscara para cílios. Vale a tentativa.

6. A pele bem cuidada também fixa melhor o make. Por isso, mantenha em dia suas limpezas de pele e consultas com o dermatologista, que te auxiliará na compra de produtos mais indicados.

Escova

As chuvas repentinas do verão, que deixam o clima mais úmido, são as grandes inimigas de quem vive com os cabelos escovados.

Soluções

Vale investir, ao menos uma vez no mês, numa hidratação feita em salão, que costuma ter o efeito potencializado.

1. Evite ao máximo o frizz, ou seja, hidrate seu cabelo uma vez na semana, use reparadores antifrizz e, na hora de fazer a escova, passe um produto termoativo. Vale investir, ao menos uma vez no mês, numa hidratação feita em salão, que costuma ter o efeito potencializado.

2. Aquela touca que as mulheres mais velhas faziam pode ser uma mão na roda. Antes de dormir, escove os cabelos e prenda-os, ao redor da cabeça, com alguns grampos e coloque uma touca de tecido. No dia seguinte, solte, passe a escova e aproveite o efeito liso.

3. Fique atenta à previsão do tempo. Se a semana promete chuva, é melhor respeitar a mãe natureza e sair com os cabelos naturais. Isso também vale para a praia. Use-os presos em um coque ou rabo de cavalo, tendências super em alta. Liberdade às madeixas é a sua liberdade também.

Hidratante para o corpo

Nesse tempo, às vezes dá preguiça de passar cremes, já que ficamos com a sensação de estar grudando, correto? Mas isso só acontece porque você usa o hidratante errado. O ideal é usar hidratantes em gel ou sem óleo na composição. Eles hidratam do mesmo jeito e garantem a sensação de que você acabou de sair do banho por mais tempo.

Desodorante

Os antitranspirantes contêm sais de alumínio em sua composição, que "fecham" temporariamente as glândulas sudoríparas, reduzindo a sua liberação de suor. Esses sais podem causar reações alérgicas em algumas pessoas, porém, a maioria das irritações causadas por desodorantes ocorre devido às suas fragrâncias e pela presença de álcool na sua formulação. Optar pelos sem álcool deixa as axilas mais hidratadas e não se esqueça: use o desodorante nas axilas limpas e secas. Passar hidratante nelas também é necessário já que a pele costuma ser judiada por conta das excessivas depilações.

Vale lembrar que esta estação é uma das que mais irritam a pele. Ao primeiro sinal de alergia, marque uma consulta com seu dermatologista. Assim você evita ter que se esconder neste calor gostoso.