PUBLICIDADE

Clareamento dental caseiro: esclareça 4 receitas comuns

Esfregar cascas de frutas ou usar levedura de cerveja nos dentes só limpa manchas externas dos dentes

Todos querem dentes mais claros, e muitas pessoas recorrem a métodos caseiros para atingir esse resultado. No entanto, nem sempre isso vale a pena. Entenda quais métodos podem funcionar e quais podem prejudicar seus dentes:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bicarbonato de sódio clareia os dentes?

Métodos como esfregar bicarbonato de sódio podem tirar manchas externas, por abrasão, por esfoliação externa do esmalte dentário, que parte branca e mais externa do dente. No entanto, esse método não tem o poder de provocar o clareamento dental de fato, por não possuir peróxidos (derivados da água oxigenada própria para o clareamento dentário), que são as únicas substâncias capazes de oxidar a estrutura dentária, clareando-a.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esfregar casca de banana clareia os dentes?

O princípio de esfregar cascas de banana e outras frutas nos dentes é o mesmo do bicarbonato: a abrasão pode até remover as manchas externas, mas não haverá um clareamento dental de fato, por que estes alimentos não contém peróxidos em suas composições.

As frutas contêm açúcares, a frutose, que se ficam em contato com a superfície dentária por mais tempo do que o normal, ou são esfregados nos dentes ou mesmo usados em bochechos, podem provocar cáries, por desmineralização, e por agregarem-se ao biofilme dentário (placa bacteriana); além disso, as frutas contém ácidos que podem provocar remoção do cálcio do esmalte dentário, provocando alguma perda de hidroxiapatita (que contém cálcio), manchas brancas, hipersensibilidade na dentina (dentinária).

Comer uma maçã equivale a escovar os dentes?

O consumo de frutas como maçã, podem sim ajudar a manter os dentes sempre brancos e saudáveis por ajudar a limpar a superfície dentária, serem saudáveis e terem muitas fibras e água e por conter ácido málico. Mas essa atuação no esmalte dentário é apenas superficial, conforme explicado anteriormente, e deve-se higienizar a boca na sequência como se deve fazer sempre após qualquer refeição, passando fio/fita dentária e usando uma escova de boa qualidade para remover os restos alimentares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Levedura de cerveja pode limpar e clarear os dentes?

Já a levedura de cerveja pode clarear por remover manchas externas e bem superficiais (que ficam do lado de fora do esmalte), por promover um polimento, mas não clareia a parte de dentro da estrutura dentária, por não conterem peróxidos, substâncias que oxidam as manchas de dentro do dente. Deve-se tomar cuidado com essas misturas porque podem provocar queimaduras na mucosa (bochechas, língua, céu da boca) e mudança na flora bucal, promovendo um desequilíbrio, o que pode provocar doenças como aftas, úlceras e ardores.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como clarear os dentes de fato?

O paciente deve sempre procurar um cirurgião-dentista caso deseje clarear seus dentes de forma eficaz, segura e duradoura, pois a forma popular, que em geral está na internet, não é eficiente e ainda pode prejudicar os dentes, a gengiva e a saúde em geral dos pacientes. O barato e mais simples pode sair muito caro.