Escolha a roupa perfeita para passar as festas com muito estilo

Gaste dinheiro com os brilhos e acessórios que realmente valem a pena

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 11/12/2007

Escolher o que vestir nas festas de Natal e Ano-Novo costuma ser um sufoco. A agonia tende a começar no shopping, com lojas cheias, gente tropeçando no seu pé e estacionamento com mais carros do que o estoque das concessionárias. Mas, vencido o suplício, começam as dúvidas: vestido ou calça? Brilho ou decote? Comemoração na piscina dispensa roupas de gala? É tanta preocupação que resolvemos dar uma aliviada na sua vida e fomos atrás de quem tem todas as respostas para os seus dilemas fashion. (perca peso rápido e use a roupa que você quiser). A seguir, a produtora de moda Catarina Novaes fala tudo o que você quer saber sobre o tema enquanto ainda dá tempo de lidar com os imprevistos sem passar (tanto!) sufoco.

1. Que existe uma roupa para cada ocasião, a gente sabe. Mas os trajes também mudam de acordo com o lugar da festa?


Claro! O importante é sempre estar em harmonia com o local e proposta da ocasião. Se for uma festa mais sofisticada e à noite, use e abuse do brilho (com cuidado, claro!). Uma festa em um sítio ou chácara pede visual mais esporte, confortável. Um vestido mais leve de noite, um conjunto ou um macacão leve durante o dia. Se a noite de Natal for na casa da família,

não exagere no brilho. Aposte em uma roupa com bom caimento, uma cor legal e acessórios que valorizam a produção. Tudo confortável. O Natal é uma noite para confraternizar e não se preocupar com decotes ou marcas indiscretas. Para o Réveillon na praia, use tecidos leves. Rasteirinhas ou chinelos são sempre bem-vindos para pular as sete ondinhas. Se for comemorar a virada em um clube, navio ou local mais sofisticado, procure usar o branco ou prata. Mas não esqueça: branco engorda. Por isso, pode variar entre o prata e o dourado.

vestido- foto Getty Image
vestido

2. Os homens resistem a se arrumar mais. Pega mal uma mulher muito chique junto a um cara mais esportivo?

O equilíbrio é fundamental. Pegar mal talvez não seja a maneira correta de dizer. Afinal, cada um tem seu estilo e isso deve ser respeitado. Mas bom senso é importante. Se um dos dois estiver muito mais social que o outro, alguém acaba se constragendo com a situação.

3. Como dosar o brilho na festa, para não exagerar?


Brilho é algo que se deve ter cuidado sempre. Em qualquer ocasião. Se o vestido tiver brilho, coloque acessórios discretos, que sejam apenas detalhes. Para as gordinhas, nada de vestidos com brilho em toda sua extensão. Aposte nos decotes. Já as magrinhas demais ficam bem com brilhos marcantes, que criem volume. O brilho sempre chama atenção, onde quer que seja usado. É fundamental olhar no espelho e perceber se não tem algo a mais que deve ser retirado do look. E o principal: a festa deve comportar o brilho da sua roupa. Nas festas mais casuais, apenas brilhos leves. Paetês escuros. Toques discretos. Chamar mais atenção do que a própria árvore, realmente, não é uma boa idéia.

4. A anfitriã tem sempre que ser a mais bem arrumada?

Não necessariamente. Como sempre digo, qualquer exagero não é bom. A anfitriã nunca saberá como todos os seus convidados irão vestidos. O ideal é que ela esteja adequada à ocasião, para que seja o ponto de equilíbrio entre os convidados.

5. É mal educado sugerir um tipo de roupa aos convidados?

Depende da ocasião. Numa festa de casamento, não há problema. Mas no natal, não pega mal, mas não é usual. Nada impede. No réveillon é mais normal. Já que é tradicional que algumas famílias dêem festas especiais nesta data. 

6. Numa festa que inclui piscina, como fazer para não perder o brilho ?

Dá para mergulhar e, rapidinho, ficar linda de novo? Se a piscina faz parte da festa, sim! Leve um maiô ou biquíni discretos e diferenciados, e um kit make (corretivo, pó compacto, batom, blush, lápis, rímel e sombra) para quando sair da piscina. Um secador é essencial, assim como saber fazer um penteado rápido ou arrumar o cabelo de forma legal, sem parecer que acabou de sair do banho. Se a piscina for apenas o cenário da festa, mantenha a distância. Nada pior que cair na água sem que isso esteja no roteiro .

7. Dias 24, 25, 31 e 01 normalmente são as datas de comemoração. Dá para fazer mudancinhas sem precisar comprar 4 roupas diferentes?

Dá sim. Na verdade no dia 24 a roupa é para noite, dia 25 para o dia. A mesma coisa para o dia 31 e dia 1°. Tudo depende do tipo de roupa que for usar. Todo o brilho da noite sai durante o dia, e a troca de uma peça ou do sapato já torna look diferente. Neste caso é melhor optar por duas peças, e não vestidos. Assim, fica mais fácil variar.

8. Existem combinações que nunca falham? Você pode sugerir algumas?

- Vestido dourado ou vermelho, sandálias de salto (dourada ou prata com o vermelho) e acessórios leves no tom da sandália.
- Blusinhas com brilho e bermudas com salto ou rasteirinha com brilho.
- Vestido branco ou prata de tecido leve e sandália com salto mais baixo ou rasteirinha.
- Macacão soltinho com salto ou rasteirinha e acessórios com brilho.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não