PUBLICIDADE

Como escolher o melhor filtro solar

A proteção adequada é fundamental para a ação total do produto

A radiação solar, especialmente dos raios ultravioletas A e B (UVA e UVB) é a principal responsável pelos danos agudos e crônicos à pele. Portanto, com a chegada do verão, os cuidados de proteção devem ser redobrados.

Filtros solares são os principais aliados nesta luta contra o sol. Mas qual o filtro solar escolher?

Com tantas opções à disposição, e inúmeros produtos nas prateleiras de supermercados, perfumarias e lojas, ficamos na dúvida da melhor escolha.

Seguem algumas dicas para você escolher o filtro solar mais adequado ao seu tipo de pele: 1) O Fator de Proteção Solar (FPS) determina a proteção contra os raios UVB que são os responsáveis pela vermelhidão e queimadura da pele. Quanto mais alto, maior a proteção. Mas atenção para não ter a sensação de falsa proteção ! Por exemplo, um filtro solar com FPS 60 não protege duas vezes mais que um filtro com FPS 30, como se poderia esperar. Na realidade, a foto-proteção

adicional conferida é de apenas 1.3% ! Por isso, o FPS 30 é o valor máximo que consta nas embalagens dos produtos americanos. Infelizmente, em nosso país tropical, ainda está valendo a guerra de números nas rotulagens, persistindo a crença de proteção dupla ou tripla, quando comparada a FPS menores.

2) Para ser um filtro solar completo, não basta apenas a proteção UVB determinada pelo FPS. A proteção UVA é importantíssima, pois esta radiação é a principal responsável pelas manchas escuras da pele, envelhecimento e câncer cutâneo. Sua proteção é determinada pelo PPD ou UVA. Em média, PPD acima de 4 é adequado para uma boa proteção.

3) A presença de alguns aditivos como vitaminas e antioxidantes também é valiosa. Estes ingredientes especiais podem conferir proteção solar adicional, além de proteger as células contra os danos provocados pelo sol. Ressalto as vitaminas A, C, E , o pantenol e o chá verde.

Bom sol!!!!!!!



Dra.Sirlene Avila da Rocha é dermatologista, Membro Efetivo da Câmara Setorial de Cosméticos ANVISA e diretora médica do Grupo Igefarma (Theraskin/Soma)





NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)