publicidade

Recupere o brilho e a hidratação da pele após tomar sol demais

Evite descascar, trate a vermelhidão e preserve a cor por mais tempo

Por Minha Vida - atualizado em 31/01/2011


Passar o verão sem tomar sol não tem a menor graça. O problema é que, na pressa de pegar um bronzeado, muita gente acaba exagerando na exposição. E a pele sofre: descasca, resseca, perde o brilho, arde... Porém, felizmente é possível aliviar o desconforto.

Para descobrir como isso é possível, fomos atrás das dicas da esteticista Jacqueline Wataki, do Espaço Estético Wataki, em São Paulo.

Especializada em tratamentos que revigoram o rosto e o corpo, ela respondeu as principais dúvidas sobre o assunto e dá dicas para uma recuperação tranquila após os exageros sob o sol a pino.

Quem exagerou demais tem como evitar que a pele descasque?
"Se você não passou o filtro solar, com certeza irá descascar. Mesmo passando muito hidratante", diz a esteticista. Como a pele já foi agredida, não tem como evitar descascar. "Por isso é fundamental a utilização do filtro solar", alerta.

Protetor Solar

Além da vermelhidão, o bronzeado em si pode ser considerado uma agressão?
Jacqueline explica que o bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, não há problema.

A pele vermelha, entretanto, é realmente sinal de uma séria agressão. "Normalmente, as pessoas ficam inchadas e a pele arde. Os riscos de câncer de pele também aumentam sem proteção", diz a esteticista.

Que tratamentos são recomendados para quem está com a pele bronzeada?
"A esfoliação é a melhor pedida para antes e depois do bronzeado total." afirma Jacqueline.

Ela conta que a esfoliação feita antes de se começar a tomar sol, retira as células mortas da pele, deixando o bronzeado uniforme. Já depois de se expor ao sol por alguns dias, a esfoliação ajuda a preservar um bronzeado bonito por mais tempo.  

Queimadura Sol

"Uma boa hidratação também rende uns dias a mais de pele amorenada. Isso porque os cremes ajudam a repor a oleosidade perdida no contato com o sal, o cloro e o sol", completa.

Banhos com óleos são indicados para repor a oleosidade?
"Sim. Mas os óleos sozinhos não bastam. É preciso usar um hidratante corporal na sequência", conta a esteticista.

Para se ensaboar, prefira os sabonetes neutros, que são menos agressivos. E vale lembrar que, se a pele está maltratada pelo sol, em nenhum momento esfregue-se com esponja ou bucha.

A depilação pode machucar a pele bronzeada?
"Todas as formas de depilação são agressivas à pele. Mas, quando não há jeito, é importante passar hidratantes e evitar o sol pelo menos no dia em que os pêlos foram arrancados", explica Jacqueline.

E para o rosto, existe algum cuidado especial?
"Apesar de o corpo inteiro sofrer com queimaduras do sol, o rosto acaba sendo a parte mais afetada", afirma a esteticista.

Para hidratá-lo, entretanto, não basta passar os cremes de uso diário, Jacquelina explica que o melhor mesmo é contar com uma boa máscara facial.

Dentre as máscara, Jacqueline recomenda a de mel para hidratar, e a de colágeno para a pele cansada ou sem vida. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X