Unhas postiças são opção prática para quem só falta roer as cutículas

Silicone, fibra ou porcelana: escolha o material e pinte com seu esmalte favorito

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 20/02/2008

Quem rói as unhas certamente já pensou nisso um dia: cobrir as pontas de todos os dedos de uma maneira que o vício possa ser contido e as mãos possam ser estendidas sem vergonha. As unhas ficam bonitas e resistentes, chegando a durar um mês sem manutenção , afirma a esteticista Leni Azeredo sobre aquelas feitas de fibra. Elas são mais naturais, com um polimento especial que regride a cutícula e até dispensa o esmalte se você não quiser pintar .Além das unhas de fibra, há ainda dois outros tipos de materiais disponíveis: silicone e porcelana. Apesar de serem aplicadas a partir de técnicas diferentes, todas têm indicação semelhante: proteger as unhas fracas ou impedir que elas sejam roídas.

A unha postiça é montada e moldada em cima do formato original. Já nas de fibra, o acrílico é cortado, colado em cima da unha e lixado de acordo com o tamanho que se deseja , explica a manicure da Ophicina do Cabelo, Antonia Araújo. Em todos os casos, é usada uma cola especial para unhas (que protege, em vez de agredi-las).

Uma aplicação de silicone ou porcelana chega a durar, em média, oito meses. O prazo vai variar de acordo com os cuidados mantidos. É preciso ter cuidado redobrado ao fechar um zíper, abrir portas e não esquecer a manutenção, a cada quinze dias , afirma Antonia. Ir à manicure semanalmente para retirar a cutícula (que tende a diminuir) e mudar o esmalte também ajuda a preservar as unhas postiças.

As unhas de fibra exigem uma manutenção menos rigorosa. O ideal é fazer a cada 20 dias, mas algumas clientes só retornam de mês em mês , diz a profissional do Espaço Leni. Luisa Brunet, Joana Balaguer e Rosamaria Murtinho são algumas das famosas que aprovaram as vantagens desse modelo.

E não precisa se preocupar com o estado das suas unhas quando as postiças saírem, independente do material que você tenha escolhido. Se o tratamento for bem feito, não haverá entrada de ar e as unhas de verdade crescem fortalecidas , afirma Antonia. Do contrário, existe o risco de entrar água entre as unhas e surgirem fungos.

O ideal é ir lixando as unhas postiças e esperar que elas saiam totalmente dessa forma. Quando se arranca a cobertura artificial, ela prejudica a unha , alerta Antonia.

Ophicina do Cabelo
Av. Delfim Moreira 630/4° andar
Leblon // Rio de Janeiro
Tel: (21) 2274-7798

Espaço Leni
Rua Visconde de Pirajá 580 subsolo loja 116
Ipanema // Rio de Janeiro
Tel: (21) 2294-8389





PUBLICIDADE