PUBLICIDADE

Massagens e tratamentos caseiros ajudam nas varizes?

Entenda por que os tratamentos feitos na pele não funcionam contra este problema

Varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes, ou seja, que não executam mais a sua função de retornar o sangue ao coração. Sabe-se que existe uma forte tendência familiar para o seu aparecimento, além de fatores como uso de hormônios femininos, cigarro, excesso de peso, inatividade física, profissões que exigem ficar muito tempo em pé ou sentado, gravidez e o próprio envelhecimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sempre vemos na internet sites que indicam produtos caseiros como azeites, loções mágicas e propostas de tratamentos que curam as varizes. Mas, na verdade, o que age na pele dificilmente vai ajudar no combate a hipertensão venosa ou inflamação resultante dela. É sempre bom lembrar que doença precisa de medicamentos, cirurgias, tratamentos etc., mas saúde precisa de atitude. Nós todos temos uma tendência a querer tomar um medicamento milagroso ou usar um creme sensacional e deixar de fazer o que realmente é necessário.

Esses tratamentos caseiros não surtem efeito porque doença venosa é hipertensiva e inflamatória. Hipertensiva, pois o sangue é líquido e ele tem que retornar ao coração. Como bem sabemos, líquidos não sobem espontaneamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A veia tem inúmeras válvulas que se abrem deixando o sangue fluir em direção ao coração e se fecham para o sangue não voltar para as extremidades. Diversos fatores auxiliam nesse processo, como a respiração, os músculos dos pés e principalmente os músculos da panturrilha (batata da perna), que comprimem as veias e pelo mecanismo das válvulas direcionam o sangue para o coração.

É uma direção contrária à lei da gravidade, razão pela qual o sangue tem que contar com todos esses mecanismos para voltar ao coração e circular normalmente. Entendendo esses mecanismos fica mais fácil compreender a ação dos fatores que favorecem as varizes. Tudo que dificulta o sangue retornar ao coração pode provocar varizes e vice-versa, ou seja, tudo que facilita o retorno sanguíneo pode prevenir e melhorar as varizes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que funciona contra as varizes?

Existem ótimos medicamentos para tratar a inflamação venosa e reduzir a hipertensão e consequentemente dar alívio e melhorar os sintomas das varizes. Os que realmente funcionam têm que ser prescritos por médico que conhece bem o seu modo de ação e sabe do seu real benefício.

No entanto, há diversas atitudes "caseiras" que podemos tomar para melhorar e prevenir as varizes. Primeiramente procure conhecer o histórico da tendência de varizes de sua família. Caso seja uma ?tradição de família?, procure um angiologista/cirurgião vascular para fazer uma avaliação, não espere a doença acontecer, seja proativo com sua saúde vascular.

Sabendo de sua tendência, ou mesmo se não tiver, mas se já estiver sentindo sua perna pesada, cansada no final do dia e com melhora com a elevação dos membros, é bom começar a seguir estas simples recomendações.

Siga essas recomendações simples, pense em sua saúde, não se deixe enganar por quem diz que cura varizes, pois elas não são curadas, mas podem e devem ser cuidadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)