Tratamentos caseiros contra celulite funcionam?

Veja alternativas que podem ser aliadas de quem tem o problema e porque

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 16/12/2016

Taynara Lima
Fisioterapia - CREFITO 178459-F/RJ
especialista minha vida

Atualmente existem muitas menções a tratamentos caseiros da celulite, normalmente agentes de uso direto na pele que visam à melhora da celulite ou da qualidade do tecido. A verdade é que os componentes devem ser seguros e precisam ter eficácia comprovada, pois é errôneo o pensamento de que alguns extratos, por serem vegetais (plantas de uso popular) ou naturais, não podem ser tóxicos. Veja alguns tratamentos caseiros que podem ajudar na celulite e entenda por que:

PUBLICIDADE

Extratos vegetais para celulite

A centelha asiática, por exemplo, é de origem vegetal. Há muitos estudos publicados sobre ela e não possui toxicidade tópica nem sistêmica, tendo efeito também na microcirculação, diminuindo o inchaço. A necessidade de melhora do edema no quadro celulítico se dá pelo aumento de tamanho das células adiposas (de gordura) na região, o que comprime mais os vasos locais, dificulta a circulação e diminui a oxigenação tecidual e o metabolismo, elevando a retenção de líquido local.

Já no grupo que age sobre a microcirculação, agentes como gingko biloba estimulam o metabolismo celular, melhorando a condição do tecido, bem como a arnica e a hera. A castanha da índia compõe o grupo de vasoprotetores e a laranja amarga, de vasoconstritores.

O silício também é um componente importante por favorecer a regeneração das fibras elásticas e colágenas, além de possuir ação anti-inflamatória, de hidratação celular (como também o ácido hialurônico) e favorecer a drenagem dos tecidos. Inclusive a aveia (aliada à laranja) também tem sido muito procurada para tratamento da celulite por possuir silício em sua composição.

Argila verde para celulite

A argila verde é rica em óxido de ferro e outros minerais e atua contra edemas, por ser estimulante, auxiliando na melhora circulatória e eliminação de toxinas, diminuindo também quadros de dor. Embora a argila verde seja encontrada facilmente, é importante que um profissional qualificado avalie o quadro, oriente o uso ou proceda um tratamento que não sobrecarregue o tecido. Em todos os compostos citados, seja por meio de uso em chás ou tópico, deve-se consultar um profissional qualificado, que aponte a melhor forma de tratamento contra a celulite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Cuidados com a celulite caseiros que sempre ajudam

Para uso caseiro, os hidratantes são fundamentais e já condicionam positivamente o tecido para os outros tratamentos. Hidratação e oxigenação tecidual são essenciais.

É importante lembrar que a celulite tem como um dos fatores predisponentes a disfunção hormonal e como fator determinante o péssimo hábito alimentar. Genética, gênero (as mulheres podem ser mais propensas ao quadro celulítico pela forma como se dispõem as células do tecido subcutâneo e também por conta do estrogênio), fatores emocionais, sedentarismo e tabagismo, entre outros fatores, podem também estar ligados à celulite.

Por isso, a atividade física em geral pode contribuir para a melhora do tônus muscular e do retorno venoso, trabalhando a musculatura flácida que, nesta condição, reforça a irregularidade do tecido, piorando o aspecto visual. Com a melhora do tônus muscular, o tecido fica mais regular, melhorando o contorno corporal.

Aliando-se esse tipo de atividade a uma dieta equilibrada, rica em fibras, assim como beber água, ingerir pouco sal e quantidade equilibrada de carboidratos, ajuda-se a perda de gordura, inclusive nas áreas mais difíceis, o que beneficia a melhora da celulite. É importante eleger um profissional competente e capacitado para prescrição de uma dieta balanceada que também beneficie o programa de tratamento.

Quanto aos tratamentos caseiros, mesmo que possam ser feitas livremente, observa-se a necessidade de uma equipe multidisciplinar de profissionais capazes de orientar um tratamento adequado ao perfil de cada indivíduo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)