Maquiagem ressalta seus pontos fortes, mas também pode arrasar o visual

Acerte na escolha e na tonalidade dos produtos para evitar inconvenientes

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 29/04/2008

A maquiagem faz toda a diferença na hora de se produzir. E o make certo para a idade certa também. Um milímetro a mais no delineador e boom, a jovem de 25 anos pode parecer ter 35. A escolha de um único produto errado é suficiente para aquelas rugas saltarem aos olhos alheios. Um desastre! Para não correr riscos, o maquiador e hair stilist Bruno Di Maglio, de São Paulo, traz as dicas para ajudar você a se manter linda em cada fase da vida.Dos 20 aos 30 anos:
As bases devem ser aplicadas em uma camada leve para uniformizar e esconder pequenas imperfeições. Mas nessa fase, as eventuais e malfadadas espinhas exigem um tratamento especial. Já existem no mercado corretivos (2 em 1) que

também fazem o papel da base. "Escolha um produto que tenha um tom acima da pele. Ao espalhar no rosto, ele ficará meio transparente, por isso se tiver o mesmo tom da pele não dará uma boa cobertura", ensina Di Maglio. Para que o disfarce fique mais perfeito, passe uma leve camada de pó compacto no rosto todo, agora sim com o mesmo tom de pele.

O blush deve ser sutil, para realçar aquele ar natural da idade. Prefira tons que imitem um bronzeado. Para dar mais rubor nas maçãs do rosto, use um blush rosado. Mas o truque não vale para rostos de formatos arredondados ou quadrados. Para afiná-lo, dê pinceladas na diagonal, subindo do canto da boca até o lóbulo da orelha. Tons pastéis, com brilho, são os mais aconselháveis.

A tendência do momento pede delineador na parte superior dos olhos e um leve esfumaçado feito com lápis na parte inferior dos olhos. Prefira um traço fino para não carregar no visual. Para finalizar, finas camadas de rímel são ideais para o dia. À noite, pinceladas generosas irão valorizar o olhar.

Nos lábios, tons pastéis e o brilho molhado do gloss são pura jovialidade.

Dica de especialista: Para não ficar com uma expressão pesada, evite tons muito marcantes e cores fortes de sombra ou batom.



Dos 30 aos 40 anos:
"Para aquelas que têm marquinhas de expressão, evite usar pó compacto com muito brilho que tendem a realçar essas linhas", alerta o maquiador de São Paulo. Produtos opacos são os mais recomendados. Se o problema é falto de viço, já existem bases iluminadoras, com partículas que captam e refletem a luz. O resultado é uma boa cobertura e uma pele mais brilhante, sem parecer oleosa.

Fuja das bases e corretivos esbranquiçados. Eles irão acentuar a expressão e fazê-la envelhecer.

Nas pálpebras, os tons terrosos são um clássico. Mas evite sombras em versão creme, que perdem a uniformidade ao passar das horas e ressaltam as rugas!

Substitua o delineador pelo lápis para revelar toda a elegância das mulheres dessa faixa etária.

Mulheres poderosas pedem um batom vermelho escuro ou puxando para o bordô. Tons marrons também são uma boa pedida. Fuja dos rosinhas. O brilho pode ser seco ou molhado. Aqui, vai depender da boca: as que têm rachadurinhas, devem evitar os molhados.

Dica de especialista: Opte por produtos opacos nas regiões de rugas e linhas de expressão. Produtos com brilho jogarão um holofote sobre elas.

Dos 40 em diante:
As bases antienvelhecimento ajudam a rejuvenescer a expressão. Algumas versões no mercado têm efeito lifting imediato e dão aquela esticadinha básica, após a aplicação.

"Use corretivo um tom acima da pele para uniformizar e base no tom da pele para não ficar artificial", recomenda Di Maglio. Passe uma camada mais generosa de pó compacto sem brilho, mas sem exageros.

Nas maçãs do rosto, aposte em um tom com duas nuances acima da pele. O truque é misturar com o tom róseo para fazer corar o rosto. Fique longe de tons bronzeados.

Para as pálpebras, use sombras em pó, opacas e com tons neutros e variações de marrom. Opte pelo lápis ao invés do delineador, que fatalmente criará um traço desnivelado.

Dica do especialista: Não exagere na sombra e no delineador, fique longe dos batons cintilantes e cores vibrantes. Nessa idade, você é cheia de brilho próprio.





PUBLICIDADE