Use seu xampu do jeito certo e consiga resultados de lavagem profissional

Um bom efeito depende da forma de guardar e da combinação com o condicionador

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 30/04/2008

Na hora de escolher é um sufoco: são tantos rótulos diferentes de xampu, que a decisão quase enlouquece. Mas, independente da sua necessidade, os cuidados básicos são os mesmos para qualquer produto. E engana-se quem pensa nisso como frescura: a forma de conservar e de aplicar o seu xampu faz toda a diferença nos seus cabelos.

A seguir, a professora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi, Janine Mailho Gimenis, ensina tudo o que você deve fazer para conseguir o melhor resultado com o seu produto favorito. São detalhes simples, mas que fazem a lavagem ganhar efeito de salão de beleza.

Há algum problema em deixar o xampu sob o sol, no parapeito da janela?
Sim, pois podem ocorrer alterações na formulação, tais como: mudanças na coloração, contaminação biológica e deformidades na embalagem. Além da diminuição do rendimento, pode haver o comprometimento da eficácia do produto.

Há necessidade de diluir em água antes de passar?
Nunca devemos diluir os produtos cosméticos, a não ser que o seja especificado no rótulo.

O sal realmente interfere na qualidade? Por que dizem que ele é prejudicial?
Estudos comprovam que o sal presente nos xampus não danifica o fio do cabelo, sendo utilizado como agente de viscosidade para a formulação. Na hora do enxágüe, o sal é todo removido do fio. Este mito tem origem na aparência que o cabelo ganha quando estamos de férias na praia (quando, além da água do mar saturada de sal, expomos os fios ao sol, ao vento, à areia e a muitas lavagens, deixando o cabelo ressecado demais).

O que acontece quando você xampu e condicionador de fórmulas diferentes?
Os xampus têm a finalidade de higienizar e cuidar dos fios e do couro cabeludo caso dos xampus para cabelos quimicamente modificados ou para caspa, por exemplo. E o condicionador serve para melhorar a penteabilidade, diminuir carga eletrostática, deixar o cabelo mais macio e com brilho. Para o lançamento destes produtos, há um estudo destas formulações, para que juntas, consigam propiciar para o consumidor um melhor resultado. Usá-las em separado não traz nenhum dano aos fios, mas diminui o potencial de eficácia dos produtos.

É necessário reaplicar o xampu, passando duas vezes?
Sim. Para melhor higienização dos fios e do couro cabeludo, deve-se aplicar o xampu duas vezes. Podemos até observar que na primeira lavagem não ocorre tanta espuma, ou seja, quanto mais oleoso estiver o cabelo e/ou couro cabeludo, menor a formação de espuma.

Resíduos de xampu podem "entupir" os folículos capilares, provocando diminuição dos fios?
Deve-se remover o xampu com bastante água, para que não fiquem resíduos. Eles ressecam os fios. Entretanto este produto não tem o poder de entupir os folículos e provocar queda. Porém vale lembrar a importância da escolha de produtos cosméticos de qualidade, que tratem e limpem os fios ao mesmo tempo.

O que acontece com o uso muito freqüente de anti-resíduos?
Depende do tipo de cabelo: os mais secos, por exemplo, podem ficar mais ressecados ainda. Assim, o ideal é a análise caso a caso, de acordo com o tipo de cabelo e necessidade do uso deste produto com freqüência, ou seja, mais de uma vez por semana.

Alternar o xampu realmente faz bem para o cabelo? Por quê?
Não há necessidade, pois os cabelos não se acostumam com o xampu. Como consumidores, até podemos notar que quando mudamos o xampu o cabelo fica com aspecto diferente. Mas isso acontece porque, quando usamos um produto de qualidade, ele faz efeito e as necessidades dos fios mudam. Daí a diferença de resultado na troca do produto.

Por que, depois de usar muito tempo o mesmo produto, o cabelo perde o brilho?
O que acontece muitas vezes, de acordo com o xampu que utilizamos, é que ele vai deixando resíduos nos fios. Assim, o cabelo pode ficar com aspecto mais pesado e com diminuição do brilho. Por isso é interessante o uso de xampu anti-resíduos. Mas tome cuidado com esses produtos caso você tenha escovas do tipo progressiva. Xampus anti-resíduos diminuem o efeito deste tipo de tratamento.

Lavar a cabeça diariamente é um problema em qualquer situação? Por quê?
O ideal é lavar os cabelos com freqüência, pois o couro cabeludo vai ficando oleoso e sujo, pelos efeitos da poluição, do cigarro e do suor. Quem tem fios muitos oleosos pode lavá-los diariamente: isso evita complicações, como caspa, seborréia e a proliferação de fungos.

PUBLICIDADE