Evite a pele ressecada, transformando a hora do banho num tratamento de beleza

Aproveite os benefícios dos cosméticos que protegem você contra os efeitos do inverno

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 15/08/2008

Um banho tranqüilo e gostoso recupera as energias deixadas para trás no decorrer do dia e até renova a auto-estima, principalmente quando o tempo embaixo da água é incrementado com produtos que garantem a beleza da pele. Relaxar os músculos, deixar os pensamentos leves e assumir uma beleza radiante são alguns dos benefícios de uma sessão completa.

A diretora das Escolas de Terapias da Beleza da Universidade Anhembi Morumbi, Andréa Biolcati, ressalta que o banho deve ser considerado um pequeno, mas importante ritual, que deve ser encarado como um tratamento.

Combinando água e sabonetes esfoliantes, além de espumantes de forte poder aromático, evocamos sensações importantes que promovem grande bem-estar físico e psíquico e ainda cuidamos da saúde da pele, por meio do equilíbrio da flora bacteriana.

Os óleos bifásicos e trifásicos agem na superfície da pele e formam uma película protetora que evita a desidratação, a especialista afirma que eles são ótimos para garantir uma pele bonita. Os óleos bifásicos e trifásicos são mais atraentes porque têm maior poder de penetração e deixam o corpo menos engordurado. Além disso, geralmente, as indústrias adicionam aos óleos ativos hidratantes e nutritivos, que ajudam a deixar a pele mais bonita e macia .

Os sabonetes líquidos também são uma ótima opção, já que neles é mais fácil agregar ingredientes benéficos para a pele. Eles são ricos em ativos hidratantes e emolientes, que ajudam a deixar a pele mais macia e sedosa. Além disso, eles possuem pH neutro (mais próximo ao da pele), além de um apelo aromático muito maior que os sabonetes em barra diz a especialista. Mas se você é daquelas que não dispensa um sabonete em barra, não precisa ficar preocupada.

Eles também possuem vantagens: maior concentração de surfactantes, os ativos responsáveis pelo processo de limpeza da pele de 70 a 85% de concentração desses aditivos contra 20% dos sabonetes líquidos.

Prestar bastante atenção na temperatura do nosso banho também é importante para manter a camada de oleosidade natural. A pele hidratada apresenta melhor elasticidade e recebe melhor qualquer substância aplicada sobre ela. O uso de esfoliantes também ajuda a preparar a pele para receber estas substâncias. Porém, determinados produtos são agressivos para a pele ou provocam desidratação, principalmente quando associados ao banho muito quente explica Andréa Biolcati. Desse jeito a pele pode acabar apresentando sinais de descamação e irritação, levando a uma desagradável sensação de coceira.

PUBLICIDADE