Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Navalha é ideal para sumir com o volume do cabelo

O corte dura pouco, mas vale a tranqüilidade de fios ajeitados sem esforço

Por Minha Vida - publicado em 17/10/2008


Nos salões mais badalados, é ela quem toma a cena. Navalhadas para cá e para lá antecedem o resultado cheio de glamour: os cabelos ficam com um movimento naturalmente lindo, parece até comercial de xampu. Mas será que ela é o acessório indicado para o seu tipo de fio? Provavelmente, sim. "A navalha é perfeita para dar movimento e leveza aos cabelos" , afirma o cabeleireiro Rodrigo Chagas, da clínica de estética Della Noce Studio II.

Mas não é o caso de aposentar a tesoura, que continua muito útil para os cortes tradicionais ou nos fios com volume demais, segundo o especialista. Na entrevista a seguir, você fica sabendo mais sobre a versatilidade da navalha e pode palpitar, sem medo, na próxima vez que for ao salão.

Mais movimento sem perder a força
Por muito tempo, a navalha foi vítima de preconceito. Muita gente acreditava que os cabelos cortados com ela perderiam a força e se quebrariam com facilidade. Um grande erro, na opinião de Rodrigo. As quebras só acontecem se a lâmina não estiver afiada o suficiente para cortar o cabelo. Ela é ideal para dar balanço aos fios, já que tira, aproximadamente, três vezes mais volume do que a tesoura .

Alternativa para os finos demais
A navalha ficou popular para fazer aqueles desfiados que marcavam o rosto, bem ao gosto das Patricinhas de Beverly Hills. Com o tempo, entretanto, novos usos dela foram ficando conhecidos, caso dos cortes cheios de estilo para quem se queixa dos cabelos finos e lisos demais. O segredo aqui, não é tirar o volume. Mas deixar os fios com movimentos assimétricos, dando idéia de mais cabelo , afirma Rodrigo.

Manutenção rigorosa
Os cortes com a navalha, geralmente, são mais trabalhosos. Para manter o efeito desfiado e as pontas assimétricas, a manutenção precisa ser feita a cada dois ou três meses, no máximo. Não é que você vai ficar descabelada, esquecendo-se de marcar uma hora no salão. Mas o charme que a navalha oferece, certamente, irá se perder conforme o cabelo vai ganhando comprimento e volume. 

Navalha a seco
O corte com navalha feito a seco pode causar quebra do fio capilar, pois o acessório não tem condições de deslizar facilmente pelo cabelo (como acontece quando ele está molhado). Só se corta cabelo a seco em show ou evento pra se ganhar tempo, o correto é cortar com os cabelos úmidos , afirma Rodrigo. 

Uma dupla de sucesso
Combinar tesoura e navalha é uma ótima idéia para quem tem cabelo com volume e sonha com um corte que dê leveza ao rosto. Usados juntos, os acessórios permitem realizar um corte geométrico, sem que o volume dos fios atrapalhe na definição da forme ou torne você completamente dependente da escova de salão.

Franja que emoldura, em vez de esconder
O volume exagerado transforma a franja num pesadelo. Se este é o seu caso, está na hora de experimentar umas aparadas feitas com a navalha. Como ela reduz o volume dos fios, eles tendem a ficar mais comportados do que se forem cortados, apenas com a tesoura. O efeito desfiado, no entanto, deve respeitar a estrutura natural do seu cabelo. Na valha não tem como corrigir, por exemplo, os cachos muito definidos. Nessas situações, o recomendado é fazer algum tipo de alisamento ou progressiva antes de cortar a franja.

Prefira a tesoura se...

1. Você gosta de cortes mais certinhos. A navalha deixa os fios desiguais, daí a noção de leveza e a diminuição do volume. E, vale lembrar, existem vários tipos de tesoura: a laser, usada para cortes geométricos que exigem uma precisão maior. Elas nunca deve ser usada para desfiar o cabelo, que irá se quebrar inteiro. Há ainda a tesoura fio navalha, para os cortes assimétricos mais leves, e a tesoura dentada ou desbastadeira, utilizada para redução de volume ou disfarce no caso do cabelo curto.

2. Tem cabelos cacheados e deseja manter o formato encaracolado. A navalha acaba desfazendo os cachos, reduzindo o volume ou fazendo com que os fios percam a forma original.

3. Não tem paciência para ir sempre ao salão de beleza. Os cortes com a navalha duram, no máximo, três meses. Sem manutenção, os fios começam a quebrar e criar pontas duplas, perdendo o brilho e a força.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."