Deixe a pele lisinha com o depilador elétrico

Os puxões causam dor, mas a praticidade convence a experimentar

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 20/02/2009

Quem viaja muito já fez dele um aliado. O depilador elétrico é muito prático e tem caído nas graças das mulheres que evitam a cera (além de oferecer menos inconveniente do que a depilação feita com lâmina, causadora de coceiras e alergias em muitos casos). Muitas mulheres, no entanto, reclamam do resultado.

"Comprei um aparelho elétrico depois de ver a propaganda, em que um tecido escorria pela perna da modelo. Mas, pelo menos comigo, não é assim. Sempre ficam uns pelinhos arranhando a perna", afirma a pedagoga Patrícia Carmosim.

De acordo com os especialistas, no entanto, isso não deve acontecer. A maneira de empunhar o aparelho e até a forma de deslizar o depilador sobre a pele interfere nos resultados. Se você deseja dar uma segunda chance ao método ou mesmo tem vontade de experimentá-lo, confira as dicas da esteticista Blanch Marie, especializada em tratamentos de estética e bem-estar. A seguir, ela ensina como você faz para manter a pele lisinha por mais tempo sem precisar recorrer ao salão ou voltar para a cera.

Por que, muitas vezes, os pelos quebram-se em vez de serem arrancados?
Muitas pessoas não utilizam da forma correta os depiladores elétricos. Ele não pode ser passado muito rápido nem muito lentamente. E a direção é sempre aquela oposta ao crescimento dos pelos. Se isso for feito, os pelos são retirados completamente e demoram, em média, de três a quatro semanas para crescerem novamente. Por serem arrancados pela raiz há menos riscos de pelos encravados. Só lembro que é melhor evitar a depilação do período menstrual, quando a sensibilidade e a dor aumentam. Tome sol somente três dias depois, para evitar manchas na pele, afinal a região está sensível.

O ideal é passar o depilador com força ou repetir a passagem várias vezes?
Não precisa passar com força, é só encostar o aparelho na pele e incliná-lo na direção oposta ao crescimento dos fios. Você vai precisar passar no mesmo lugar umas duas ou três vezes. Na primeira, a maioria dos pelos já vai embora. As repassadas servem para fazer retoques.

Em que sentido o depilador deve ser esfregado: contrário ao pêlo? Por quê?
O depilador deve ser usado levemente inclinado na direção contraria ao crescimento dos fios para retirá-los desde a raiz (ou eles se quebram).

Qual a dica para depilar as áreas com dobras (tipo as virilhas) sem beliscar a pele ou deixar pelos?
Há depiladores próprios para esta região: eles têm a cabeça menor e se adaptam anatomicamente a virilha, que é uma região sensível e delicada para se depilar. Os depiladores tradicionais trazem adaptadores que se ajustam a áreas como virilhas e axilas.

Depois de depilar pode passar algum creme para evitar irritação?
É importante, logo após a depilação, usar um gel que contenha um destes princípios ativos: aloe vera, uréia, mentol, azuleno ou cânfora. Eles dão uma sensação de refrescância à região e ajudam a hidratar, evitando a foliculite, irritação, coceira e ressecamento da região.

Por que há sangramento leve em áreas como o buço?
A região do buço é um problema, porque não é recomendado que aconteça o estiramento desta região para não causar flacidez. O mais recomendado para quem tem pelos mais grossos no buço é a depilação a laser.

Há alguma dica para anestesiar a pele?
Esfolie as regiões que serão depiladas três dias antes. No dia de se depilar, quinze minutos antes de começar, passe um pouco de gelo nos locais para anestesiar.

Quando os pelos quebram, o ideal é esperar que eles cresçam novamente ou insistir na depilação elétrica?
Os pelos devem estar no tamanho de 0,5 mm para serem eliminados completamente. Pode repassar o aparelho até que isso aconteça.

Há algum tipo de pelo que não deve ser eliminado com depilador elétrico (grosso demais, fino demais ou em grande quantidade, por exemplo?)
A verdade é que cada um se adapta melhor a um método, o melhor mesmo seria a depilação a laser evitando assim o crescimento dos fios e o inconveniente de ter que depilar uma vez por mês. Mas o método ainda é muito caro, por isso é importante que você experimente várias técnicas de depilação para saber qual reage melhor ao seu tipo de pele.

O depilador elétrico também remove a oleosidade natural da pele?
A depilação sempre resseca a pele, por isso é importante usar um bom gel pós-depilação e, dois dias, depois um hidratante ou óleo na região depilada. Esse intervalo é necessário para que os poros não sejam entupidos, provocando o encravamento.

Dicas de Aparelhos de depilação
A esteticista Blanch Marie recomenda dois aparelhos para mulheres com a pele mais sensível

A Philips, por exemplo, tem o Bikini Perfect, desenvolvido para aparar e modelar a região com mais precisão e menos irritação. Com ele é possível depilar a área do biquíni como desejar. O aparelho pode ser usado durante o banho ou com a pele seca. E ele tem um pente especial, de íons prateados, para proteção higiênica.

Satinelle Ice, também da Philips, possui uma exclusiva placa de gelo em gel que, depois de congelada, vai para uma luva protetora que deve ser passada na área a ser depilada, aumentando o conforto da depilação. A cabeça depiladora desse aparelho é removível e lavável e tem discos de cerâmica que removem até 95% dos pêlos em cada passada. A versão Premium desse aparelho foi desenvolvida com um aplicador de gelo, para diminuir ainda mais a dor que as mulheres sentem na hora da depilação. Possui também um sistema sônico de massagem que, juntamente com a anestesia fria, tornam a depilação mais confortável.

PUBLICIDADE