PUBLICIDADE

Toxina botulínica sem segredos

Toxina Botulínica rejuvenesce? Pode ser usado uma vez só sem deixar o rosto ainda mais enrugado depois que os efeitos passarem? Quanto tempo dura uma aplicação? Para esclarecer essas e outras dúvidas fomos atrás da grande expert brasileira no assunto: a dermatologista Lígia Kogos, dona da segunda maior clínica do mundo em aplicação de toxina Botulínica - o topo do ranking é ocupado por um médico dos Estados Unidos. Direto de Buenos Aires, onde está participando de um Congresso, Lígia Kogos atendeu o Minha Vida com exclusividade. Veja abaixo tudo o que ela contou. Como funciona a toxina botulínica? Por que ele rejuvenesce? A toxina botulínica tira a tensão dos músculos e melhora a movimentação deles, dando ao rosto uma aparência sem tanta contração. Nesse tipo de tratamento, acontece o que chamamos de efeito compensatório: enquanto um músculo está paralisado, os outros ficam hiperativos e levantam a pele, suavizando a expressão.

Quanto tempo duram os efeitos de cada aplicação?
Quando usado para finalidades estéticas, dura em média 4 meses - tempo que se prolonga com a repetição das aplicações. Toxina botulínica vicia? Ou dá para aplicar apenas uma vez, sem depois ficar sofrendo em frente ao espelho, quando os efeitos forem sumindo?
Costumo dizer que a toxina botulínica ensina as pessoas a se expressarem de forma correta, sem tencionar de forma brusca a musculatura. Depois da aplicação, o paciente passa a ter movimentos mais brandos e, sem perceber, acaba contribuindo para um efeito mais duradouro do tratamento. E pessoas de qualquer idade podem usar o produto?
Para fins estéticos, o ideal é usá-lo a partir dos 25 anos ? mas dificilmente vamos encontrar alguém nessa idade preocupado com rugas ou linhas de expressão marcadas demais. E tem muita confusão quanto ao uso da toxina botulínica? Os pacientes pedem a aplicação para solucionar problemas que a substância não resolve?
O aumento dos lábios é um caso: toxina butolínica não serve para isso e, nessa região, pode ser usado apenas para levantar os cantos da boca e dar uma aparência mais suave. O que aumenta o volume são substâncias injetáveis, de preenchimento, como o PMA - polidimetilsyloxane. E há algum tipo de contra-indicação? Ou a toxina botulínica pode ser usada à vontade por quem quer manter uma pele mais jovem?
Não há contra-indicações. O que pode ocorrer é a má aplicação do produto ou uma conduta inadequada do paciente, que deve permanecer relaxado por no mínimo três horas após a aplicação - tempo que a substância demora para ser fixada. Também é importante ressaltar que a toxina botulínica não age na pele, apenas nos músculos. Uma pele bonita é resultado de outros cuidados, como aplicação de cremes e uso constante de filtro solar. E, além dos tratamento estéticos, para que serve a toxina botulínica?
A toxina botulínica diminui a transpiração ao ser aplicada na palma das mãos e pés - sucesso entre os homens que, normalmente, suam mais do que as mulheres. Nas crianças, corrige o estrabismo, problema causado pela paralisia de alguns músculos na região dos olhos. Os médicos também usam a substância em pacientes que sofreram derrame e ficaram com alguma paralisia nos músculos da face. Quer dizer que a toxina botulínica não foi inventada para rejuvenescer a pele, então?
Não. O produto existe há cerca de 30 anos e foi aplicado com fins estéticos pela primeira vez numa criança estrábica, filha de uma oftalmologista e um dermatologista. O casal reparou que as linhas ao redor dos olhos sumiram e o problema foi resolvido.









NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)