Como os alicates, as lixas de unha também transmitem doenças

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 11/10/2006

"Fiz as unhas num salão desconhecido e, por causa disso, passei dez anos da minha vida com todas elas esfarelando, graças a uma micose", lembra a dona-de-casa Sonia Carvalho. Até hoje, ela amarga as conseqüências do episódio e não pode usar esmaltes comuns. "Sofro de alergia na pele e nas unhas se fizer isso, então só uso os antialérgicos". Para fugir de ciladas assim, a primeira providência é comprar o próprio alicate. Mas só isso não afasta todos os perigos. A dermatologista de São Paulo, Solange Villagra, explica que é importante ter um kit manicure completo ou certificar-se que os instrumentos pontudos sejam esterilizados a cada manuseio. Isso porque as pinças e os alicates usados para empurrar e tirar a cutícula podem causar machucados pelo meio do caminho, transmitindo doenças como hepatite e Aids.

Já as lixas de unha e de pé devem ser obrigatoriamente descartáveis. "A micose só é transmitida pelas lixas", ressalta ela. O problema começa a se manifestar poucos dias depois do contágio: além de esfarinharem, as unhas perdem o brilho e mudam de coloração, variando entre esbranquiçadas, amareladas ou até mesmo acinzentadas. Os pés são ainda mais suscetíveis ao mal, graças ao uso de calçados de fechados. "O ambiente úmido e abafado é mais favorável aos fungos", diz a especialista. Independente da região afetada, o tratamento é o mesmo - feito com medicamentos via oral, na maioria dos casos. A dermatologista afirma que, dependendo da danificação, é possível conquistar a cura em três ou quatro meses. Casos mais graves costumam levar oito meses para total recuperação. Fique de olho
Se você não quiser montar seu próprio kit para as unhas e levá-lo ao salão, siga as recomendações da dermatologista e o exemplo dos salões mais renomados, como o Jacques Janine. Os conselhos são simples e evitam uma década de desconforto. "Temos um aparelho que faz uma escovação com um produto específico para limpeza de resíduos nos alicates, cortadores de unha e espátulas por dois minutos. Depois disso, os instrumentos são embalados individualmente e ficam em uma estufa com temperatura elevada por, no mínimo, duas horas", esclarece a manicure Fátima Otero. As lixas? "São todas descartáveis", enfatiza.









PUBLICIDADE