Receitas caseiras para hidratar dos pés a cabeça

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 03/01/2007

Ter uma pele bonita e hidratada fica ainda mais difícil com a exposição freqüente ao sol, com o contato com a água salgada do mar, ou ainda, com a clorificada da piscina. Os cabelos também sofrem com as variações climáticas. Mas, com jeitinho, dá para aproveitar tudo isso e ainda exibir o look tropical até a chegada do inverno (mantenha o bronzeado por mais tempo).

A especialista Samia Maluf, proprietária da clínica By Samia Aromaterapia, ensina algumas receitas naturais para manter a pele e os cabelos hidratados mesmo com o clima quente (dicas de beleza para seu tipo de pele e cabelo). Com simples cuidados, seu bronzeado vai durar mais e seu organismo não vai sentir tanto a falta de hidratação típica desta época do ano , explica. Confira as receitas para o rosto, corpo, pés e cabelos:

Passo 1: Retire as células mortas do corpo
Misture bem 2 colheres de sopa rasas de sal marinho com 5 colheres de óleo vegetal de girassol, 6 gotas de óleo essencial de lavanda. Massageie a pele do corpo, mãos e pés. Dicas para a massagem: Comece dos pés para cima, em direção à virilha, com movimentos circulares. Você pode usar uma bucha vegetal para ajudar, sempre de leve. Na barriga, massageie de fora para dentro, em direção ao umbigo. Capriche nas nádegas, já que essa área costuma ser vítima da foliculite (pêlos encravdos , explica Samia. Mas fique atenta: este preparado não pode ser usado no rosto, que tem uma pele sensível demais (esfolie a pele para turbinar o bronzeado). Passo 2: Retire as células mortas do rosto
Misture bem 1 colher de sobremesa de farelo de aveia, água mineral suficiente para formar uma pasta e 1 gota de óleo essencial de Palmarosa. Passe a pasta no rosto com as mãos ou um pincel e deixe secar por 20 minutos. A máscara se transformará em uma espécie de borracha. Esfarele-a com as mãos e lave o rosto em seguida. Se a quantidade de farelo de aveia for pouca, você pode aumentá-la, assim como a água. Porém, use somente uma gota de óleo essencial.

Passo 3: Hidrate a pele do rosto e do corpo
Misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate com 3 gotas de óleo essencial de lavanda e passe no corpo, sem enxaguar. Em vez de usar seu hidratante costumeiro, aplique esta mistura. Samia garante que sua pele ficará sedosa e muito cheirosa. Para o rosto, use 1 colher de chá de óleo vegetal de abacate com apenas 1 gota de óleo essencial de lavanda. A mesma mistura do rosto serve para hidratar as mãos (máscaras especiais para o rosto).

Passo 4: Hidrate os pés
Primeiro, retire as células mortas conforme indicado no primeiro passo. Depois, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate, 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Massageie os pés com a mistura e envolva-os em toalhas quentes. Deixe-os descansando por 20 minutos. Vale ressaltar que não é aconselhável usar lixas nos pés, que ficam ainda mais grossos depois. Caso ache necessário, use uma pedra pomes suavemente (livre-se das rachaduras nos pés).

Passo 5: Hidrate os cabelos
Se seus cabelos são claros, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate com 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang. Massageie os cabelos, envolva-os em papel alumínio ou touca de isopor (não use touca térmica) e deixe descansar por 20 minutos. Lave-os normalmente com seu xampu usual. Já se seus fios são escuros, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de castanha-do-pará com 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang. Massageie os cabelos, envolva-os em papel alumínio ou touca de isopor (não use touca térmica) e deixe descansar por 20 minutos. Lave-os normalmente com seu xampu usual.











Este conteúdo ajudou você?
Sim Não