PUBLICIDADE

Sabonetes são ótimos aliados para deixar a pele lisinha e macia

Além de limpar, um sabonete adequado pode hidratar e ajudar nos tratamentos da pele. Mas, antes disso, é importante escolher bem o produto e, principalmente, saber usá-lo. "O sabonete precisava remover as impurezas da pele de forma equilibrada. Para não ressecar e nem acelerar a produção de oleosidade", alerta a dermatologista Mônica Azulay, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e chefe do departamento de dermatologia cosmética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Preste atenção no pH do sabonete. O ideal é que esteja entre 5,5 e 7,0, assim não irá ressecar e nem repuxar a pele. Compostos de substâncias detergentes, os sabonetes em geral eliminam as impurezas, mas acabam removendo também o manto hidrolipídico camada de proteção natural formada por água e gordura , provocando ressecamento e aparecimento de piodermatites, como furúnculos.

"Há organismos que convivem na nossa pele naturalmente e o excesso de limpeza pode privilegiar o crescimento de bactérias em detrimento de outras", explica a professora da UFRJ. Portanto, quem toma mais de um banho por dia não pode abusar do sabonete. "Ensaboe as áreas com maior potencial de transpiração e com pêlos. O restante merece apenas um banho leve", ensina Mônica.

Lavando as espinhas
Sabonetes anti-acne também devem ser usados moderadamente. A dermatologista Mônica Azulay recomenda que uma pele com espinhas seja lavada entre duas ou três vezes ao dia, no máximo. "Os produtos contém ácido salicílico ou glicólico, que retiram gordura da pele. Se usados repetidas vezes pode causar o efeito inverso: na falta de gordura as glândulas sebáceas reagem produzindo mais sebo."

Após a higienização, a pele deve ser hidratada. "Sabonetes podem ser ótimos coadjuvantes na hidratação da pele, mas nãos substituem o creme", alerta a dermatologista. Se ela for seca, são recomendados produtos à base de uréia. Se for oleosa, loções adstringentes ajudam a evitar acne.

Os sabonetes podem ser encontrados na forma de barra, líquido, espuma ou mousse. Confira a seguir ingredientes que equilibram a oleosidade, controlam o ressecamento e acalmam a pele.

Para pele oleosa
Ingredientes do sabonete: ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida. Para evitar o ressecamento, eles são enriquecidos com substâncias hidratantes. É possível amenizar o excesso de sebo com sabonetes adstringentes, à base de camomila e hamamélis por exemplo.

Para pele seca
Ingredientes do sabonete: lanolina, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva, laurilsulfato. Pessoas com pele seca ou sensível produzem uma quantidade insuficiente de gordura e, por isso, devem preferir sabonetes à base de substâncias oleosas.

Para pele normal
Ingredientes do sabonete: extrato de hamamélis, extrato de própolis, cânfora e alantoína. Pode-se optar pelo sabonete mais perfumado, mas é ideal que ele também proporcione hidratação.









NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)