Use aparelho, mas dispense o sorriso metálico

Corrija seus dentes com acessórios internos ou até invisíveis

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 20/03/2007

Ter um sorriso digno de comercial de TV, na grande maioria das vezes, é sinal de anos com os dentes metalizados e não de um privilégio natural, como costumava acontecer na época dos nossos avós. Crianças já crescem confirmadas à idéia de, mais cedo ou mais tarde, vão precisar de aparelhos fixos ou removíveis para corrigir os dentes.Mas, quando o dentista dá o ultimato para os adultos, recebe em troca uma bela careta. Claro, os mais velhos também querem ter dentes saudáveis preocupação que, no entanto, acaba esbarrando numa série de preocupações estéticas.

Essa dificuldade não passou despercebida pelos especialistas, que trataram logo de conciliar perfeição bucal e aparência graciosa: a serviço da vaidade, surgiram versões invisíveis dos aparelhos ortodônticos. Basta, para isso, que você esteja disposto a investir na beleza: o preço de um tratamento assim chega a ser seis vezes mais alto do que o valor convencionalmente cobrado.

Já o tempo para abrir um sorrisão perfeito pode variar entre 18 e 30 meses, em média. Todos os aparelhos ortodônticos são muito eficientes, quando corretamente prescritos pelo profissional , diz o ortodentista Guy Colitti, consultor em Ortodontia da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Três modelos estéticos lideram os pedidos nos consultórios. Conheça aqui, quais são eles:

Aparelho fixo de porcelana
É o mais popular atualmente e, até por isso, conta com preço mais acessível. Nesse tipo de aparelho, os bráquetes, aquelas peças coladas aos dentes, são de porcelana e transparentes, ao contrário da convencional, metalizada.

O material é realmente mais frágil do que o primo de metal e pode quebrar mais facilmente durante uma mastigação mais esforçada. Também é comum que ele apenas descole dos dentes dois acidentes que podem retardar a correção, caso repitam-se com muita freqüência.

Vale ainda um cuidado extra para não manchar o sorriso provisório (escolher um bom creme dental é essencial para evitar o escurecimento do esmalte dos dentes). Os aparelhos de melhor qualidade não mudam de cor ao longo do tratamento, mas os anéis elásticos que prendem os fios nos bráquetes podem amarelar. Por isso, evite alimentos com corantes muito fortes (como vinho e café) e tente cortar o cigarro , recomenda Colitti.

Aparelhos móveis removíveis
Uma das técnicas encontradas é o Invisalign, conhecido como alinhador e indicado para pequenas imperfeições. O método dispensa fios de metal ou suportes e se assemelha a uma capa de plástico transparente, que envolve os dentes. Nesse tratamento, o dentista faz um molde da arcada dentária para confeccionar o aparelho. Os modelos são descartáveis. Podem ser usados por cerca de duas semanas e substituídos por outro. Durante esse período, o Invisalign só é removido para comer, beber e para fazer a higiene bucal (previna-se contra o mau hálito). O tempo total de tratamento é, em média, de 9 a 15 meses. O número de alinhadores usados varia entre 18 a 30, mas depende do caso de cada paciente.

Ortodontia Lingual
Nesse método, o aparelho fixo é colocado na face interna de cada dente, tornando-se imperceptível. Sua invisibilidade também ganhou como adeptos modelos, artistas e esportistas. Os atletas evitam lesões nos lábios e bochechas com eventuais pancadas na boca. Assim como qualquer outro modelo, há uma fase de adaptação. No início do tratamento, o paciente pode sentir dificuldade ao falar e mastigar (aftas e machucados bucais precisam de cuidados específicos).




Você tem vergonha de usar aparelho? Por quê?




  Links relacionados                                                                                                     

- Alguns detalhes são fundamentais para manter a aparência impecável
- Descubra se você precisa mesmo usar um aparelho ortodôntico
- Cigarro causa problemas muito mais sérios do que manchas nos dentes

       

             



Este conteúdo ajudou você?
Sim Não