PUBLICIDADE

Cleo Pires revela sofrer com melasma e desabafa sobre o problema

Exposição ao sol, gravidez e anticoncepcionais podem ser causadores das manchas

Em 17/5/2017
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida
Cleo Pires revela que tem melasma - Foto: Instagram
Cleo Pires revela que tem melasma

Sem maquiagem, a atriz Cleo Pires chamou a atenção de seus seguidores no Instagram em uma foto publicada nesta quarta-feira (17). No texto, ela explica que sofre com um problema que causa manchas escuras na pele: "Lembro quando descobri que tinha melasma, foi difícil pra mim. Uma menina que mal usava maquiagem e que gostava da praticidade em tudo", conta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, a atriz também conta que com a ajuda de uma especialista ortomolecular, conseguiu adotar hábitos que tornaram a pele mais saudável. ?A mancha só sinaliza erro metabólico dentro do corpo. Existindo sim tratamento definitivo, equilibro hormonal, mas nunca feito com anticoncepcionais. Pílula é contra indicação absoluta?, disse a ortomolecular Janaína Barboza, que cuida de Cleo.

Cleo Pires

A atriz tem uma rotina diária de cuidados com a pele bastante rigorosa. "Se eu for dormir em um lugar com incidência de luz, durmo com protetor solar com cor, que parece uma base. Quando acordo, eu lavo, passo algo para pele acneica, porque minha pele também é acneica. Aí passo um hidratante se estiver mais sequinha, uso um creme para melasma, que ajuda a clarear as manchas. Passo o protetor químico, que é sem cor, depois o protetor físico, que é o com cor. Depois o pó, para selar, que também tem proteção e tem cor", disse ela em vídeo no seu canal no YouTube.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é melasma?

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.