1 pessoa perguntou:

O vinagre de maçã pode ser útil para melhorar a oleosidade da pele e por quê?

  • Respondido em 09/11/2017
    Dra. Luciana de Abreu Dermatologia - CRM 854875/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Embora não haja estudos diretos da eficácia do vinagre  no tratamento da acne, popularmente,o uso de vinagre no tratamento da acne tem sido difundido amplamente há alguns anos.

    O vinagre de cidra de maçã que você deve usar é o cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado . Não o tipo refinado.

     O Vinagre de Maçã contém acido acético contém propriedades antibacterianas que podem ter efeito antisséptico, promovendo erradicação das bactérias que induzem à acne.

     Além disso, por ter o PH também acido, semelhante ao da pele,  ele equilibra os níveis de pH sobre o manto hidrolipidico que reveste superficialmente a pele, mantendo ácido o ambiente natural da flora bacteriana da pele, inibindo o desequilíbrio no crescimento de bactérias causadoras da acne. Portanto, colabora na manutenção do balanço de PH mantendo a acidez natural da pele.

    As bactérias que causam a acne também interferem com o equilíbrio do pH da pele, afetando sua composição de ácidos graxos.

    Portanto, o vinagre pode ser útil porque mata as bactérias responsáveis ​​por essas mudanças. Ao removê-las, o vinagre  pode auxiliar na redução da formação e agravamento de lesões de acne e cravos. 

    Além disso, restaurando o equilíbrio ácido da pele, o vinagre garante que a pele não seja mais um ambiente ideal para o crescimento bacteriano.