PUBLICIDADE

Coloração dos cabelos: saiba quais os cuidados e contraindicações do procedimento

Alguns produtos para mudar a cor dos cabelos contêm amônia em sua composição e devem ser aplicados com cuidado

O que é coloração dos cabelos

Coloração é qualquer tratamento que altera a cor dos cabelos. Para tanto, são usados uma dois tipos de produtos, que tem efeitos diferentes nos fios:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tonalizantes São colorações sem amônia, que não clareiam, apenas intensificam a cor para nuances próximas ao tom original dos fios. Também podem cobrir cabelos brancos de uma forma mais natural. Em geral, ele é usado para cabelos mais sensibilizados, e são usadas em associação com os reveladores, substâncias semelhantes à água oxigenada, só que mais brandas em seus efeitos nos cabelos.

Tintas São produtos que contêm amônia em sua composição, dessa forma elas conseguem clarear a cor natural dos cabelos em até três tons. São mais fortes, e por isso deve-se levar em conta a porosidade dos fios antes de decidir usá-las, pois se eles estiverem porosos, podem ser danificados no processo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, os produtos são divididos em três categorias: colorações permanentes, semipermanentes ou temporárias, e são usadas de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Em geral, qualquer cor natural pode ser colorida, mas quanto mais escuro é o cabelo natural menor possibilidade de clareamento com coloração e os resultados serão sempre quentes, como vermelhos, acobreados e acobreados dourados. Para se chegar a um fio loiro, o ideal é associar esse processo com a descoloração dos cabelos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outros nomes

Pigmentação, repigmentação, tintura, tingimento dos cabelos

Como é feita a coloração dos cabelos

No salão de beleza, primeiro o cabelo é lavado e o produto então é aplicado. Na raiz, comprimento e pontas, quando necessário. Em geral, é usado a mistura da coloração clássica e o oxidante que será usado para fixar a cor, mas tudo depende do objetivo do cliente. Espera-se o tempo de pausa, lava-se os fios e então o cabeleireiro realiza o penteado da preferência.

Pode colorir os cabelos em casa?

Atualmente existem diversos produtos que permitem que a coloração seja feita em casa. Mas se não forem tomados os cuidados adequados, pode-se causar manchas na pele e nos próprios cabelos. Para ter um resultado melhor dentro do esperado, no entanto, o ideal é fazer a coloração em salão de beleza, afinal os bons resultados só aparecerão se a escolha dos produtos e das cores tiver um mínimo de conhecimento prévio.

Quem é o especialista indicado para fazer a coloração dos cabelos?

O ideal é que o processo seja feito por profissionais especializados em colorimetria, ou seja, especialistas na coloração dos cabelos.

Cuidados antes da coloração dos cabelos

Antes da coloração é muito importante que os cabelos estejam preparados e fortalecidos para receber esse tipo de química. É muito importante que o cabeleireiro verifique o estado dos fios antes de aplicar os produtos, principalmente como está sua porosidade, ou então os cabelos podem sofrer muito danos com o procedimento. Todo cabelo, natural ou colorido precisa de cuidados como hidratação por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cuidados após a coloração dos cabelos

O ideal é fazer pelo menos uma nutrição pós-química no dia da coloração, e o uso de produtos específicos para cabelos tingidos para manutenção em casa. Produtos sem sulfatos e parabenos mantém a cor bonita e saudável por muito mais tempo. Procure usar sempre produtos específicos para esse tipo de cabelo. É importante sempre manter a hidratação e cauterização em dia, pois esses processos repõem os lipídios, líquidos e proteínas que podem ser perdidas quando o cabelo está muito danificado.

É sempre importante dar um tempo após a coloração do cabelo para fazer um próximo tratamento. Quando os fios continuam saudáveis, esse intervalo pode variar quinze dias, com uma hidratação nesse período. Mas se os cabelos estiverem danificados, o ideal é esperar mais.

Cabelos tingidos: saiba como retocar a raiz e manter os fios sempre saudáveis

Contraindicações da coloração dos cabelos

Existem pessoas que desenvolvem alergias aos componentes das tintas. Geralmente são processos alérgicos à amônia e a certos corantes usados em algumas marcas de tintas. Essas pessoas não devem colorir ou, caso queiram tingir, procurar produtos que sejam mais suaves e que não produzam alergias (hipoalergenicos). Além disso, pessoas com doenças agudas ou ferimentos no couro cabeludo devem evitar colorir ou descolorir os cabelos.

Grávida pode fazer?

Mulheres grávidas também têm restrições quanto ao tingimento dos fios. É recomendado que procurem orientação médica nesses casos.

Associando a tintura com descoloração

Muitas vezes, para atingir uma coloração mais clara, é preciso descolorir os fios antes. Porém, é importante ressaltar que esse procedimento é muito mais agressivo, pois os fios perdem massa (proteínas e queratina) e vão ficando finos e quebradiços. Esse é um processo que só deve ser executado por profissionais experientes e conhecedores dos riscos envolvidos, portanto o ideal é não tentar fazer em casa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fontes

Revisado pelo dermatologista Adriano Almeida (CRM-SP: 119.415), diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC)

Colorista Neli Jordão, especialista em colorimetria do Club Capelli, no Rio de Janeiro

Cabeleireiro Roger Lemos, hair stylist do Visage Coiffeur, no Rio de Janeiro

Vania Conceição, técnica de educação de L´Oréal Professionnel

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)