Body lift: plástica é indicada após cirurgia bariátrica

A cirurgia une diversos tipos de lifting para melhora do contorno corporal

ARTIGO DE ESPECIALISTA

O que é body lift

O body lift é um grupo de cirurgias plásticas que melhoram o contorno corporal em diversas regiões tais como: braços, mamas, tórax, abdômen, coxas, nádegas. Normalmente elas são indicadas após grande perda de peso, em que ocorre uma flacidez acentuada do corpo.

PUBLICIDADE

As cirurgias de contorno corporal são diversas e são feitas desde a metade do século passado, mas ganharam mais notoriedade apos a década de 80. Nos últimos anos a indicação tem aumentado conforme a necessidade dos pacientes.

Outros nomes

Dependendo das partes do corpo em que o procedimento é feito, ele pode ser chamado de upper body lift (lifting da região superior do corpo), lower body lift (lifting da região inferior do corpo) ou total body lift (lifting da face, mamas, braços, coxas e abdômen com remodelação das nádegas).


Quem é o profissional apto a fazer o body lift?

Um procedimento como o body lift deve ser feito por um cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Indicações do body lift

Os body lifts são indicados para pacientes que passaram por grande pesa de peso, como após a realização de uma cirurgia bariátrica, mulheres após a gravidez ou pessoas que desejam uma melhora do contorno corporal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Pré-requesitos para o body lift

É importante que o paciente que deseja se submeter ao body lift atenda aos seguintes pré-requesitos:

  • Peso estável por pelo menos 12-18 meses consecutivos. Não serão operados pacientes com flutuação constante de peso
  • Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devem ter liberação do seu cirurgião geral. De maneira geral, espera-se a perda de 40% do peso para que o procedimento estético-funcional possa ser realizado após 12 a 18 meses de estabilidade do peso
  • Gestantes que não tiveram complicações anestésicas durante o parto e que pararam de amamentar há pelo menos seis meses
  • Acompanhamento antes e depois da cirurgia com nutricionista, endocrinologista e clínico geral. Se necessário, solicita-se suporte psicológico
  • Pacientes com alta motivação, emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. A cirurgia propõe restaurar a naturalidade do equilíbrio corpóreo ao indivíduo e não uma mudança radical ou irreal
  • Pacientes não fumantes ou que parem de fumar até um mês antes da cirurgia e em definitivo durante todo o processo de recuperação cirúrgico. O tabagismo aumenta cerca de quatro vezes as chances de ocorrer complicações pós operatória
  • Pacientes que não tenham infecção ou doença dermatológica ativa na área a ser operada
  • Pacientes saudáveis que não tenham contraindicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico
  • Pacientes sem dificuldades para cicatrização.

Como é feito o body lift

A tendência atual é realizar o maior número de procedimentos numa mesma etapa cirúrgica. Ou seja, as mamas e braços podem ser operados numa mesma cirurgia pela técnica do upper body lift; o abdome, lifting de coxas e remodelamento de nádegas são tratados numa única etapa no lower body lift.

Em algumas situações, o paciente pode ser tratado por completo em todas as suas deformidades pós grande perda de peso na técnica do total body lift.

De modo geral, os liftings remodelam a pele, retornando-a para sua posição original e retirando a flacidez.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Por se tratar de uma cirurgia grande e que envolve várias partes do corpo, o body lift é uma cirurgia que requer anestesia geral.

Tempo médio da cirurgia

Varia conforme o numero de áreas operadas. Pode ser de 3 a 8 horas.

Pré-operatório do body lift

A melhor época para fazer a plástica depois da bariátrica é quando se está próximo(a) de alcançar o peso ideal e se mantém estável por pelo menos 3-6 meses. Isto ocorre, em média, entre 12 e 18 meses decorrido o procedimento bariátrico ou após 12 meses de emagrecimento monitorado sem cirurgia.

As pacientes que desejam realizar a plástica depois do parto devem esperar pelo menos seis meses do término da amamentação. Não recomendamos que a plástica seja feita no mesmo tempo do parto. Este momento é mágico e toda atenção e dedicação deve estar voltada para o recém-nascido e saúde da mãe. A plástica depois da gravidez precisa ser feita no futuro, quando os níveis hormonais já tiverem voltado à normalidade.

A importância de se obter um índice de massa corporal (IMC) adequado para ser submetido à plástica após obesidade se deve por alguns motivos. Quanto menor o IMC, menor o risco de complicações. Também é notório que durante fases precoces de grande perda de peso, o indivíduo fica num balanço nutricional negativo impróprio para se recuperar de uma cirurgia. E por último, o resultado estético da plástica após grande perda de peso é de melhor qualidade se estiver próximo do peso ideal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Pós-operatório do body lift

É muito importante ter um seguimento rigoroso com o cirurgião plástico após esse tipo de cirurgia. O pós-operatório pode durar de três a seis semanas, dependendo de quantas áreas serão operadas.

Nesse período é importante o uso de antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios de acordo com a orientação do médico. Também é necessário o uso de cintas compressivas nas áreas operadas e repouso domiciliar pelo tempo que o cirurgião plástico determinar.

Drenagem linfática pode ser indicada, desde que feita de forma correta.

Complicações possíveis do body lift

Entre as complicações do body lift encontramos sangramento, infecção, trombose venosa profunda, cicatriz de má qualidade, entre outras. Felizmente, são pouco frequentes e minimizadas com uma boa equipe cirúrgica e hospital de qualidade.

Antes e depois do body lift

Após três e quatro semanas o inchaço melhora e é possível ver diferenças no contorno corporal do paciente. É esperado que o corpo apresente menos flacidez.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Infelizmente as cirurgias de body lift costumam deixar cicatrizes, pois são feitas incisões na pele. As cicatrizes variam em tamanho e qualidade, e normalmente o médico tentará realizar a menor cicatriz possível e em locais em que não seja possível vê-las, como a parte interna dos braços e coxas.

Alie o body lift com?

Reeducação alimentar Alimentar-se de forma correta é essencial para manter a estabilidade do peso. O ?efeito sanfona? é prejudicial à saúde e também aos resultados do body lift. Além disso, é importante ter uma alimentação fracionada (comendo de 3 em 3 horas), evitar álcool e gorduras saturadas e mastigar lentamente, para ter mais saciedade.

Prática regular de atividade física Os exercícios físicos são importante para a manutenção dos resultados de um body lift e do peso perdido. Além disso, eles evitam a flacidez muscular, trazendo melhor contorno corporal.

Fontes

Cirurgião Plástico Marcelo Wulkan (CRM: 108732), membro da Socidedade Brasileira de Cirurgia Plastica, International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery, International Society of Aesthetic Plastic Surgery e American Society of Plastic Surgeons

Fontes

Cirurgião Plástico Marcelo Wulkan (CRM: 108732), membro da Socidedade Brasileira de Cirurgia Plastica, International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery, International Society of Aesthetic Plastic Surgery e American Society of Plastic Surgeons

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)