Lifting cosmético: tratamento melhora a flacidez do rosto e colo

A técnica pode ser aliada a peelings, laser e mesmo radiofrequência para melhores resultados

O que é lifting cosmético

O lifting cosmético é um procedimento em que são aplicados cremes com ativos tensores na face e pescoço, com o objetivo de diminuir flacidez e rugas mesmo que tenha efeitos apenas momentâneos. 

Outros nomes

Efeito cinderela 

Indicações do lifting cosmético

O lifting cosmético é usado para dar a pele um aspecto mais jovem, reduzindo a flacidez e as rugas do rosto, pescoço, colo, antebraços e mãos. Quanto mais velho for o aspecto da pele naquela região, melhor o resultado obtido. 


Como é feito o lifting cosmético

O lifting cosmético pode ser feito em casa, com o uso de cremes com propriedades tensoras, ou no consultório do dermatologista, em que esses cremes são associados a alguns tipos de laser para resultados um pouco mais duradouros. 

Os cremes usados para esse tipo de tratamento tem ativos que tensionam a pele e alguns que também melhoram a firmeza e a elasticidade da pele. Entre essas combinações existe, por exemplo, a mistura de polissacarídeos da samambaia (açúcares de alto peso molecular que conferem o efeito cinderela) e a substância hidroxiprolina ligada ao silício orgânico, que estimula a produção de colágeno, tem ação reestruturante e ajuda na manutenção de uma pele saudável. Outros ativos também podem ser usados, como o ácido hialurônico

O tempo que o creme deve ser deixado no rosto varia: a maioria deve ficar na pele por até 20 minutos, mas alguns podem demorar até 40 minutos para fazer efeito. 

Sessões

Em geral, as pacientes procuram por esse tratamento quando estão às vésperas de algum evento importante. Mas é possível fazer esse tratamento também em 10 sessões, em que são aliadas sessões de peeling

Uma sessão de lifting cosmético em que são aliadas outras tecnologias além dos cremes pode durar de 30 minutos até duas horas. 

Como o envelhecimento da pele é processo constante e contínuo, é importante fazer manutenções para sempre melhorar os resultados. 

Profissionais que podem fazer lifting cosmético

O ideal é que esse tipo de tratamento seja supervisionado por um dermatologista e seja aplicado por profissionais de saúde que tenham experiência em tratamentos com a pele, como fisioterapeutas dermatofuncionais. 

Cuidados antes do lifting cosmético

Não é preciso ter cuidados especiais com a pele antes de se submeter ao lifting cosmético. 

Cuidados após o lifting cosmético

Sempre depois de qualquer tratamento estético o uso de protetores é essencial, principalmente se o lifting cosmético foi associado a peelings ou tratamentos a laser. Nesta época, especialmente, a associação com hidratantes tanto faciais e corporais também são muito bem-vindos. 

Contraindicações

Pacientes com doenças de pele ativas não devem fazer lifting cosmético. Por isso é importante a avaliação de um dermatologista.

Grávida pode fazer?

Mulheres grávidas ou que estão amamentando não pode passar por esse tipo de tratamento, pois não há nenhum estudo em grávidas que comprovem que eles trazem danos para a mãe ou o bebe. 

Possíveis complicações do lifting cosmético

A má indicação do lifting cosmético pode trazer complicações como oleosidade na pele e até mesmo acne. Já o uso inadequado dos lasers pode levar a queimaduras, ardor ou mesmo formação de crostas. 

Antes e depois do lifting cosmético

Após o lifting cosmético a pele fica muito mais macia, brilhante (mas não oleosa) e com menor flacidez, mas a felicidade com o resultado depende muito da expectativa da paciente. 

Alie o lifting cosmético com...

Peeling Esse tipo de tratamento remove a camada córnea da pele, o que torna o efeito dos cremes tensores do lifting cosmético ainda mais potente. 

Ultrassom estético Quando aliado ao lifting cosmético, o ultrassom não só melhora a flacidez, como melhora a qualidade da pele. 

Radiofrequência Essa técnica ajuda a melhorar a flacidez, e pode trazer melhores resultados com o uso dos cremes do lifting facial. 

Fontes
Médica especialista em dermatologia Flávia Lira Diniz (CRM-SP 89.746), especialista da Clínica Faciall e médica responsável pelo Ambulatório de Contorno Facial da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME - SP)
Farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos  

links patrocinados
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não