PUBLICIDADE

Cabelos loiros: veja os cuidados com fios naturais e descoloridos

Cabelos com a coloração tão clara pedem cuidados especiais, mesmo que sejam naturais

Cabelos loiros - Foto: Getty Images
Cabelos loiros, sejam naturais ou descoloridos, tem sua cor mais vulnerável a fatores externos

Cabelos loiros são compostos por feomelanina, pigmentos pequenos e mais claros do que os cabelos escuros, por isso possuem coloração mais clara. Essa característica natural é genética, e pessoas de cabelos loiros normalmente tem a pele mais clara e descendência europeia, principalmente de regiões mais ao norte deste continente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas, hoje em dia, qualquer pessoa pode ter os cabelos loiros, graças as técnicas de descoloração dos cabelos. O processo é feito com dois produtos, um oxidante que abre as cutículas dos fios, permitindo então a entrada do descolorante, que normalmente é a água oxigenada, mas também pode ser a amônia. Muitas vezes pode ser aplicada uma tintura, que introduz ao fio novos pigmentos artificiais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por conta disso, a estrutura dos cabelos loiros naturais e descoloridos é diferente, e cada um tem características e cuidados especiais. Entenda melhor como lidar com esses dois tipos de cabelos loiros a seguir:

Vantagens de ter cabelos loiros

O cabelo loiro, seja natural ou descolorido, costuma ter uma maior luminosidade, também realçam os detalhes nos cabelos presos e tranças. Além disso, os fios loiros são tingidos com mais facilidade: no caso dos naturais, isso ocorre por que seu pigmento natural se mistura menos com a cor nova, mantendo-a muito parecida com o resultado que se busca originalmente. No caso dos fios descoloridos, eles têm bem menos pigmento para se misturar com a tintura, obtendo esse mesmo efeito.

Outra vantagem de ter os fios mais claros é que eles disfarçam melhor os cabelos brancos, devido à sua cor. Ou seja, pode-se demorar mais tempo para começar a tingir esses fios ou mesmo assumir os cabelos grisalhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Principais problemas dos cabelos loiros

Cabelos sendo descoloridos - Foto: Getty Images
Cabelos descoloridos ficam muito mais porosos e sensíveis a quebra

Os cabelos loiros naturais são muito propensos a terem sua cor afetada, por terem moléculas de pigmento menores e mais claras. Portanto, assim como eles podem ter sua cor mudada com facilidade quando há intenção, essa mudança também pode ser não intencional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já os cabelos descoloridos apresentam ainda mais desvantagens: assim como os loiros naturais, eles podem ser coloridos sem querer, principalmente por serem mais porosos, já que as cutículas precisam ser abertas para retirada da cor original. Além disso, eles estão mais propensos a quebra e ressecamento, e precisam ser periodicamente hidratados, ou seja, tem uma manutenção mais trabalhosa. A cor também tem maior propensão de manchar e desbotar, mais um motivo para investir em manutenção.

Cuidados importantes para cabelos loiros

Cabelos loiros naturais

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cabelos loiros naturais pedem cuidados com coloração acidental. Por serem muito claro, tendem a acumular mais resíduos escuros de poluição, cigarro, corantes de shampoos e condicionadores e assim perdem a cor clara natural. No banho, evite usar shampoos com corantes. Já no verão use protetor solar especial para os fios e produtos próprios para ir à piscina, já que há alto risco de os fios ficarem esverdeados acidentalmente.

Fora isso, é importante manter os cuidados específicos para seu tipo de cabelo, seja oleoso ou seco, fino ou mais encorpado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cabelos loiros descoloridos

Os cabelos descoloridos pedem cuidados mais especiais, pois eles têm suas cutículas abertas e então fechadas novamente, o que torna mais fácil com que novos pigmentos entrem nos fios. Para manter a cor, é importante evitar excesso de exposição ao sol, sal e cloro e também utilizar shampoos matizadores, para evitar que o cabelo fique esverdeado ou amarelado.

Além disso, a estrutura dos fios descoloridos fica bastante danificada, principalmente quando foi preciso tirar muito pigmento para chegar na cor desejada. Por isso é importante fazer hidratação e cauterização conforme a indicação do seu cabeleireiro, além de usar produtos específicos para fios descoloridos.

É sempre importante dar um tempo após a descoloração do cabelo para fazer um próximo tratamento. Quando os fios continuam saudáveis, esse intervalo pode variar entre uma semana e quinze dias. Mas se os cabelos estiverem danificados, o ideal é esperar mais.

Cosméticos indicados para cabelos loiros

Cabelos loiros naturais

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os cosméticos para cabelos loiros naturais normalmente são feitos sem corantes, justamente por sua habilidade de perder a cor natural devido a ações externas. Uma boa solução é procurar produtos com extrato de cabelo de milho, uma substância específica para retirada de resíduos escuros e corantes dos fios.

Além disso, os produtos para esse tipo de fio costumam trazer mais brilho e luminosidade aos cabelos.

Cabelos loiros descoloridos

Além de não terem corantes, os produtos para cabelos loiros descoloridos precisam ter ativos importantes para reconstrução dos cabelos, no caso proteínas e aminoácidos, estruturas importantes para a composição e força dos cabelos, e que acabam se perdendo devido a porosidade desses fios.

Cabelos loiros platinados

Cabelos loiros platinados - Foto: Getty Images
Famosas aderiram à moda dos cabelos platinados

Cabelos loiro platinados vira e mexe voltam à moda, mas precisam de cuidados especiais, já que é preciso passar por um processo ainda mais intenso de descoloração para atingir esse tom quase branco. Veja em nossa galeria alguns exemplos de loiros platinados e aprenda os principais cuidados com esse tipo de cabelo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fontes