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Transforme o seu banho de chuveiro em um Spa revigorante

Ervas aromáticas, máscaras e hidratação relaxam e refrescam

Por Roberta Lemgruber - atualizado em 21/06/2012


Um dos maiores prazeres do verão é tomar banho. A água, de preferência geladinha, é refrescante e te ajuda a recuperar as energias que você gastou durante todo o dia. Que tal fazer o seu banho de chuveiro um verdadeiro Spa relaxante e revigorante? Banho de banheira? Que nada! Para os dias de calor, o chuveiro é a melhor opção. Ele também pode ser mais demorado - e sem desperdício de água. Hidratação nos cabelos, máscaras faciais, esfoliação das mãos e dos pés, escalda-pés... Antes de tudo, adquira um banquinho de plástico para pode sentar na hora de fazer tudo isso (e não esqueça de desligar a torneira nessa hora, claro). A seguir, confira todas as dicas e faça do seu banho de chuveiro um verdadeiro ritual de bem-estar. 

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mulher com creme no cabelo - Foto: Getty Images

Hidrate as madeixas

Aproveite a hora do banho para hidratar os cabelos e atravessar o verão imune das agressões da estação. De acordo com o cabeleireiro Antônio Carlos de Araújo, do salão MAC Hair & Co, para os cabelos quebradiços ou sensibilizados por tinturas e alisamentos, as máscaras mais indicadas são as que contêm queratina, bálsamo ou aloe vera. Já os cabelos lisos, naturalmente mais oleosos, têm um efeito melhor com os produtos à base de jaborandi ou ativos de frutas. "Não utilize água muito quente para lavar os cabelos, pois ela superaquece o couro cabeludo, provocando oleosidade. A temperatura deve ser morna ou fria", adverte o especialista. Ele explica que a hidratação deve começar pelas pontas, passando uma pequena quantidade do produto. Em seguida, deve-se massagear mecha por mecha com o creme, de cima para baixo, sem encostar o creme na raiz, que já é naturalmente oleosa. Antônio ressalta que não é necessária uma touca térmica, pois os novos produtos são termoativados e o próprio vapor do banho já faz o creme penetrar nos fios. Deixe entre cinco e 20 minutos (depende do creme) e enxágue com água em abundância.

mulher com uma máscara facial - Foto: Getty Images

Use uma máscara facial e faça uma automassagem

As máscaras faciais têm como função revitalizar, limpar e hidratar o rosto. O ideal é que se prepare a pele antes. Promova uma esfoliação leve antes de aplicar a máscara. "Com isso, retiramos as células mortas deixando a pele mais macia, aumentamos a sua permeabilidade e usufruímos melhor dos nutrientes da máscara", explica a dermatologista Mônica Carvalho. A especialista ainda explica quais ativos são mais benéficos de acordo com seu objetivo:

Para hidratar: Aloe vera, aquaporine, PCa-Na, ácido hialurônico, colágeno, elastina, algas marinhas, VC-Pmg, aminoácido do trigo, D-Pantenol, lipossomas de vitamina E, proteínas da soja, entre outros.

Para diminuir a oleosidade da pele: própolis, triclosan, óxido de zinco, silicato de alumínio, caolim, argila, enxofre, óleo de melaleuca, azuleno, hamamélis, acnobiol e bardana.

mulher com máscara de argila - Foto: Getty Images

Máscara de argila

"A máscara de argila é muito utilizada em vários tipos de pele. A argila verde, por exemplo é muito eficaz em peles oleosas, pois tem ação desintoxicante, depurativa, remineralizante e controla a oleosidade da pele, mas para que isso ocorra ela tem de permanecer pelo menos de 15 a 20 minutos", explica Mônica. Existem outros tipos de argila que, se combinados com outros ativos, podem hidratar, revitalizar e promover efeito tensor.  

mulher passando creme no rosto - Foto: Getty Images

Máscaras que refrescam

As máscaras à base de alginato promovem um frescor e sua ação oclusiva possibilita refrescar e tratar a pele, ao mesmo tempo, dependendo do ativo a ser combinado nesse tipo de máscara. O extrato de hortelã, as algas marinhas e o mentol também podem dar essa sensação de frescor. Opte também pelas versões em gel, que são mais geladinhas. A esteticista Roseli Siqueira, autora do livro "Beleza Natural", explica que o momento de remoção da máscara também é importante.

A especialista ressalta que o rosto tem muita tensão e conforme você vai tirando a máscara com a água morna, você deve realizar uma massagem, pressionando as pontas dos dedos em movimentos circulares no rosto. "Principalmente na região da orelha, o músculo fica muito travado, pressione um pouco os pontos da base da orelha de cima para baixo", diz Roseli. Em seguida, faça movimentos com o dedo médio e o indicador nas maçãs do rosto (debaixo para cima), isso ajuda a "levantar" essa região.

mulher esfoliando as mãos - Foto: Getty Images

Esfolie e hidrate as mãos e os pés

As mãos são regiões do corpo que primeiro mostram os sinais do envelhecimento, e os pés, com o uso constante de sapatos fechados, formam calos e "cascões". Ambas as regiões precisam de atenção especial na hora do banho. Segundo a manicure e pedicure do salão carioca Instituto de Beleza Ilha Mar, Rita de Cássia, antes de fazer uma esfoliação nos pés é preciso lixá-los ainda secos, retirando as células mortas. "Se você lixa eles molhados, você retira só a sujeira dos pés", avisa Rita. O procedimento de lixar os pés deve ser feito somente uma vez por semana, já a esfoliação pode ser realizada até duas vezes por semana.

Antes de ir para o banho prepare uma mistura com um pouco de hidratante corporal e duas colheres de sopa de açúcar e massageie mãos e pés. Depois é só lavar com água que você já tem uma pele renovada. Para hidratar após a esfoliação, passe um óleo de amêndoas ou semente de uva. "Um bom hidratante a base de ureia também é muito eficaz para hidratar essas regiões", ressalta Rita.

mulher fazendo escalda pés - Foto: Getty Images

Invista no escalda-pés

Eles são o método perfeito de relaxar após um dia de trabalho. A pedicure Rita de Cássia ensina dois escalda-pés para você se esbaldar no seu banho-spa. O primeiro, relaxante, é feito com uma mistura de água morna, sal grosso e óleo aromático de camomila ou alecrim. Já o outro, refrescante, é uma mistura de água morna com pedrinhas de cânfora ou óleo de menta. Leve uma bacia para o banheiro, coloque a mistura de preferência dentro e mergulhe os pés e relaxe. Por isso, ter um banquinho dentro do Box é muito prático! "Também já existem várias linhas com sachês escalda-pés no mercado, que são práticos, pois é só misturar na água e aproveitar", recomenda Rita.

frasco de óleo de lavanda - Foto: Getty Images

Banho com ervas

Os banhos de ervas são relaxantes, refrescantes e uma ótima pedida em qualquer época do ano. E é muito simples de fazer. Prepare uma infusão com as ervas da sua preferência e leve em uma jarra de plástico para o banho. Deixe a mistura ficar morna antes de jogar em seu corpo. Você também pode se beneficiar dos óleos aromáticos. Se você não goza de uma bela jacuzi para derramar os óleos, isso não é problema. Pingue algumas gotas do óleo em uma gaze e a envolva em uma trouxinha com outra gaze; prenda com um barbante e amarre no chuveiro. Quando a água passar pelo saquinho aromático, o efeito será o mesmo. Outra opção é usar aquelas bolinhas de metal, próprias para fazer chá, e enchê-las as folhas da planta. Com o passar da água quente, o efeito será de uma grande infusão.  

mulher tomando banho - Foto: Getty Images

Banho quente

Se você é fã número 1 da água pelando, no verão ou no inverno, saiba que banhos quentes são os mais indicados para a noite, pelo calor duradouro que produzem e o efeito relaxante. Nos Spas a temperatura da água não ultrapassa os 40º C.

mulher tomando banho - Foto: Getty Images

Banho morno ou frio

Banhos mornos de imersão têm efeito calmante. São recomendados para combater a insônia e ansiedade. Uma noite de sono tranquilo sempre nos ajuda a enfrentar a realidade. "A combinação dessas ervas é justamente para acalmar", diz a naturopata e acupunturista Maria Helena Ramos. Experimente: camomila, Melissa e arruda. Duchas de água fria, fortes e rápidas aceleram a circulação e ajudam a tonificar a pele. 

mulher que acabou de sair do banho, secando o cabelo com uma toalha - Foto: Getty Images

Alterne a temperatura

Banhos de temperatura alternada melhoram a circulação, tonificam a pele e energizam. O ideal é intercalar jatos de água quente à ducha fria por apenas alguns segundos. Termine com um banho frio para conferir efeito estimulante.

cápsulas de óleos - Foto: Getty Images

Óleos

Intensamente perfumados, os óleos essenciais carregam o conteúdo aromático de plantas e ervas. Podem tornar o banho mais relaxante ou estimulante, conforme a combinação escolhida. Camomila, cedro, violeta, lavanda, rosa e manjerona têm efeito relaxante.

frascos de aromatizadores - Foto: Getty Images

Aromatizadores

Os antiestressantes ficam por conta dos aromas de baunilha, manjericão, laranja, patchuli e lima. Alecrim, bergamota, eucalipto, gengibre, menta e capim-limão promovem sensação estimulante. Para um banho caliente, aposte no poder afrodisíaco de jasmim, sálvia, sândalo, rosa e do ilangue-ilangue. Fora as propriedades, que são as mesmas para as ervas in natura, o mais importante de tudo é escolher um cheiro que seja agradável.

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