Aprenda a conciliar trabalho, família e estudos

Siga as dicas para manter a qualidade profissional e dos seus relacionamentos

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 23/09/2011

Não importa a situação: se resolveu terminar o estudos, fazer uma faculdade ou mesmo prestar um concurso público. Conseguir organizar a rotina a fim de que o estudo também possa ser levado em conta costuma ser difícil. "Muitos profissionais não conseguem se planejar e dividem mal o tempo entre o expediente, a rotina pessoal e as aulas", afirma o psicólogo Fernando Elias José, especialista em orientação concursos. "A situação é pior entre as pessoas que já formaram família e têm filhos pequenos".

O especialista ensina o que você deve fazer antes de preencher a agenda com mais uma atividade, evitando a frustração de ter de abandonar o projeto no meio do caminho.

Planeje os horários

Não adianta escolher a melhor escola na sua área se ela tem acesso difícil ou se os horários das aulas são incompatíveis com a sua rotina. Além disso, sua conta deve levar em consideração o tempo livre para estudar. "Nesse momento, ocorre a verificação de aprendizagem e você tem chance de colocar em prática o que foi visto em sala de aula", afirma o psicólogo.