Medo atrapalha mudanças e faz você perder oportunidades

Descubra se a sua insegurança faz você abrir mão do risco e adiar a felicidade

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 31/08/2012

Quem nunca teve um desejo, uma vontade, e acabou deixando passar por pensar demais nos contras? A velha frase que diz que é melhor se arrepender do que foi feito cai como uma luva nesses casos. Ao deixar passar a oportunidade de realizar um sonho ou mudar o rumo da vida, você pode perder uma chance de ouro, e nunca vai saber disso. "Talvez uma das melhores maneiras de aproveitar as oportunidades seja viver o aqui e agora, sem se prender muito ao que ficou para trás, nem perder o sono com o que virá no futuro", afirma o psiquiatra Renato Mancini, de São Paulo.

Aprender com o passado e planejar o futuro são comportamentos extremamente úteis, desde que você faça isso a serviço do presente, ou seja, tome atitudes que deixem o seu momento atual mais prazeroso, mais motivador. O problema aparece quando, por medo, muita gente se escora no que está por vir e não se mexe. Se este é o seu caso, veja esta lista de sete oportunidades campeãs de risco e aproveite as dicas dos especialistas para bancar a insegurança e experimentar um pouco de ousadia.

Ficar ou sair do emprego?

No emprego, assim como em outras situações da vida, acontecem altos e baixos, que são autolimitados. Por isso é fundamental ter perspectiva para avaliar as situações. Quanto maior a habilidade de olhar as situações num contexto maior, maior a chance de se tomar decisões que parecerão boas mesmo após bastante tempo. "As férias são uma alternativa para ganhar perspectiva, pois num ambiente de menos pressão e mais tranquilidade as decisões ficam mais fáceis de serem tomadas", diz o psiquiatra Renato. Outra boa ideia é conversar com pessoas mais experientes, que já passaram por situações semelhantes, ou com pessoas que trabalham em posições almejadas para ouvir suas experiências e opiniões.