Massagem após treino na academia diminui circulação sanguínea

Estudo identifica que sessão não beneficia dor muscular após a atividade física

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 05/10/2009

A ideia da massagem após um dia pesado na academia é uma motivação para resistir até o fim do treino. Porém, um estudo recente identificou que a massagem não traz benefícios após a atividade física, e ainda diminui a circulação do sangue pelo músculo. A pesquisa, feita pela Universidade Queen, no Canadá, também apontou que massagear os músculos não ajuda na remoção do ácido láctico, liberado durante a atividade física e que causa a sensação de que o músculo está "queimando" por causa da sobrecarga.

Durante o estudo, 12 homens praticaram exercícios isométricos (aqueles que provocam contração muscular, mas sem a movimentação do corpo ) por 2 minutos e partiram para a massagem. Aqueles que foram massageados logo após a sessão na academia tiveram a circulação do músculo prejudicada.

Não abuse no treino
É preciso ficar atento às atividades físicas na academia para não sair de lá com dores por causa do esforço exagerado. "Dores nas costas e lesões nas articulações são alguns dos problemas comuns, enfrentados principalmente por alunos que pegam cargas mais pesadas do que suportam", afirma o professor Gabriel Nicoletti, da unidade Higienópolis da academia Competition. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não