publicidade

Aprenda a organizar seu tempo

Administrar as atividades do cotidiano é melhor solução

Por Especialista - publicado em 18/01/2010


O tempo é um dos recursos mais valiosos que existe; mesmo sendo algo externo a nós, podemos governá-lo. O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo, organizar a própria vida dentro das 24 horas recebidas a cada dia por todos. Sendo assim, administrar a si mesmo é a base para poder governar o tempo. O que passou nunca mais volta e o que esta por vir pode ter uma qualidade melhor se planejado adequadamente. Aprender administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso na vida. 

Administrar as atividades do cotidiano se torna uma tarefa obrigatória para quem quer realizar e concluir seus afazeres. É fundamental:

Agenda diária
Desenvolva o hábito de manter uma agenda diária, faça assim: No começo do dia, escreva uma lista de tudo o que quer realizar. Ao final do dia, veja tudo o que conseguiu fazer e transfira para o dia seguinte o que não foi feito.

- avaliar a real necessidade desse desejo. "Devo mesmo iniciar esse projeto, essa atividade, será útil ou importante?"

- ter objetivos claros, definindo previamente o que se quer. "Especificamente o que se quer? O que exatamente você está buscando?"

- criar um plano de ação para executar o que se precisa. "Será feito de uma única vez ou haverá etapas? Como vou organizar isso tudo? Como exatamente farei acontecer?"

Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade, no menor prazo para se atingir objetivos bem estabelecidos.

Prioridades
É importante dar prioridade às ações:

Prazo - qual a data de entrega? Para quando é? Quanto tempo (minutos, horas, dias) vou precisar para conseguir cumprir com essa data limite?

Planejamento do tempo - mensurar o tempo gasto que cada atividade. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade, no menor prazo para se atingir objetivos bem estabelecidos. Deve estimar quem melhor pode realizar a tarefa, você mesmo ou outra pessoa? Qual o prazo?

Imprevistos - Eles não só existem, mas vão acontecer. Por isso o item anterior deve ter uma margem de segurança.

Facilidade - atividades de rápida execução e facilidade na realização podem ser feitas primeiro desde que reservado o tempo adequado para as mais complexas. Essas ultimas devem se possível serem divididas, ou seja, faça por partes para não desperdiçar o tempo sem proveito e resultado.

Governar o tempo é literalmente um treino e quanto mais se pratica, mais se cria a possibilidade de se alcançar a excelência. É poder nadar a favor da maré e não contra ela. Fazendo uma analogia com o mar, a melhor maneira de sair da água que lhe puxa para traz é nadando lateralmente em relação a correnteza, jamais contra ela. Desfrute do tempo que você tem criando novas e melhores formas de viver sua vida! 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

 Adriana de Araujo

Escrito por:

Adriana de Araujo

Psicologia

Ajudou 27999 pessoas


Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X